• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - UM HERÓI DE MUITO CARÁTER

UM HERÓI DE MUITO CARÁTER

Macunaíma é um romance de Mário de Andrade, que tenta reconstruir a identidade do brasileiro médio. O protagonista é um anti-herói típico, numa narrativa mítica e não linear. O grande conflito é o encontro da muiraquitã, que acabou nas mãos de Paimã (um gigante que vivia como abastado burguês em São Paulo).

    É um personagem complexo. Ao mesmo tempo, apresenta poderes especiais e uma ingenuidade de criança. Perdeu tudo: o amor, a família, a sua tribo foi extinta. Termina seus dias solitário, sem ter feito grandes coisas ao longo da existência, mas vira uma constelação de estrelas depois da morte.

    Pelo fato de ter incontáveis defeitos, dentre eles, a preguiça. Macunaíma é  uma crítica ao Brasil profundo. Na atualidade, muitos estudos sociológicos apontam os defeitos “eurocêntricos” desta tendência de nos tornar primitivos e cheios de deformações.

     Faço a partir deste momento, uma leitura comparada da obra com a realidade política de Santa Inês. Dr. Cabral é um herói do povo. Nasceu no povoado Oiticica que pertence ao município de Quixadá, no Ceará. Como criança pobre trabalhou na roça, criou bode, plantou utopias no olho do sol. Nunca deixou de sonhar com um futuro melhor. Estudou na Escola Valdemar Alcântara, no Liceu e fez supletivo. Passou para Universidade Federal da Paraíba, onde formou-se Engenheiro Civil.

     Torna-se um personagem profundo da história política de nossa gente ao assumir o concurso nacional do DNER, cuja incumbência era a construção do trecho da BR 316 de Caxuxa ao Gurupi. Trabalhou com muita seriedade e dedicação, logo ganhou o respeito de todos. Disputou a primeira eleição para prefeito em 1988 (vencendo Marcony Farias); foi eleito novamente em 1996 e reeleito em 2000.

     Minha mãe disse no almoço      de domingo: “Cabral é o construtor desta cidade. É o homem capaz de erguer sonhos coletivos. Sou fã deste cearense simples com passos alados”.

     Se pensei sobre a imagem? Claro. Cabral é uma figura que mora no nosso imaginário. Ele fez a prefeitura, a câmara de vereadores, o João Cambinha, as escolas da rede pública de ensino. Deu visibilidade positiva para uma cidade do interior do estado através das ações de impacto nacional como a universalização da educação infantil.

      Aqui ganhou nova família, filho, netos e admiradores. A população reconhece a capacidade de administrar a máquina pública com zelo e compromisso com os mais necessitados.

 

 Tanto é assim, que no último sábado (24/10/2020) a juventude fez uma caminhada pelas ruas centrais num grito continuo: “o homem voltou, o homem voltou, o homem voltou para mostrar o seu valor”.

 

  Para finalizar, o Beleza afirmou com lágrimas nos olhos: “Dr. Cabral é um herói de muito caráter”.

 

A população de Santa Inês reconhece. Vai fazer muito mais por todos nós.

 

 

 

Paulo Rodrigues (Caxias, 1978), é graduado em Letras e Filosofia. Especialista em Língua Portuguesa, professor de literatura, poeta, jornalista. É autor de vários livros, dentre eles, O Abrigo de Orfeu (Editora Penalux, 2017); Escombros de Ninguém (Editora Penalux, 2018).

Ganhou o prêmio Álvares de Azevedo da UBE/RJ em 2019, com o livro Uma Interpretação para São Gregório.

É membro da Academia Poética Brasileira.

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 14/11/2020

Visitas: 33

Palavras-chave: UM HERÓI DE MUITO CARÁTER

Fonte:

Big Systems
8020181 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 04 do mês 12 de 2020