• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - VALORES CIVILIZATÓRIOS E A DERROTA DE DONALD TRUMP

VALORES CIVILIZATÓRIOS E A DERROTA DE DONALD TRUMP

9 DE NOVEMBRO DE 2020

Por Jorge Hadad*

Pouco não é. Um indivíduo apenas se projeta como ameaça às conquistas dos valores civilizatórios que pareciam sedimentados em nossa sociedade. A liberdade de ir e vir é uma conquista milenar; a liberdade de expressão é um valor que ainda se implanta na humanidade e não é plena em várias regiões do mundo.

Liberdade de religião é outro valor que vem sendo está construído nos séculos passados; ainda falta muito, apesar de que o marco legal na maioria dos países já o prevê, não obstante alguns seguimentos religiosos combatem, por exemplo, a umbanda, a quimbanda, e outros cultos mais.

O pretexto é sempre o mesmo, cujo mérito, embora respeitável, deixa se levar pelo conflito com a liberdade que cada um tem de escolha.

O direito a um julgamento justo; direito à defesa, são valores que de tão incorporados no âmago social, deixa-se de perceber que também foram frutos de conquista da humanidade.

Direito ao voto livre é bem recente, mas já é bem percebido pela sociedade como direito civilizatório.

A vacinação universal parecia tema pacífico, pois a discussão da sua obrigatoriedade se deu no Brasil há exatos cem anos. Não remanesceu dúvida, pois se entendeu que aquele que não permite a vacina dos filhos, por exemplo, expõe toda a sociedade a risco...por isso a obrigatoriedade.

Repare que o direito à livre expressão permite a pessoas ou grupo a manifestar-se contra a vacinação; afirmar que a terra é plana e que o homem nasceu de Adão e Eva há 6 mil anos atrás, muito embora a ciência nos comprove ao contrário.

A garantia da livre expressão é defendida pelos valores civilizatórios, mesmo quando um  desses valores são atacados e o objetivo por trás da evolução da humanidade é o bem comum em que se possa usufruir de uma sociedade livre dentro dos limites da responsabilidade estatuída pela defesa do coletivo.

Democracia é uma conquista civilizatória implantada em grande parte do ocidente e em implantação noutras regiões e expressa um conteúdo genérico dos valores civilizatórios.

TRUMP

A América, não obstante seus próprios problemas, tem sido, pelo menos no último século, uma bússola civilizatória no ocidente; é a democracia mais antiga; faz eleições para presidente a 240 anos, sem interrupção; nação surgida da liberdade religiosa; o fim da escravidão se deu por meio de uma guerra civil que dizimou 700.000 americanos.

O voto do negro e da mulher é relativamente recente, mas consolidado; a educação é universalizada e prega-se a liberalidade econômica.

A América é portadora de graves conflitos e equívocos, mas no todo vem ditando no último século, pelo exemplo, os rumos civilizatórios e o que faz Trump, 45* presidente dos EUA? Com a liderança do país? Com sua unidade e com seu conceito? Tenta destruí-los.

Um país em que o depoimento de um homem pode condenar outro à morte, tem como a verdade uma expressão inabalável. Falar a verdade na América é um verdadeiro ato de fé; eleito Trump, no seu período de governo, proferiu 22.000 mentiras, apuradas por um grupo de jornalistas independentes que checaram todas as suas afirmações.

Não é pouco; em 1400 dias de seu governo ele proferiu 22.000 mentiras, o que dá a impressionante soma de 15 mentiras por dia.

Não é pouco. Pode presumir, pelo ponto de vista médico, que se trata de um indivíduo com grave patologia. Em condições normais ele poderia ser considerado, juridicamente, um incapaz. Mas estamos nos referindo ao Presidente da República da maior potência militar e econômica do planeta.

Não é pouco. Foi simplesmente a maior ameaça aos valores civilizatórios duramente conquistados pelo conjunto da humanidade no último século, fazendo frente em grau de risco o nazismo na segunda guerra mundial.

Não foi pouco, mas está chegando ao fim.

*Jorge Hadad

Advogado nascido em Santa Inês.

 

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Politica

Data: 11/01/2021

Visitas: 827

Palavras-chave: VALORES CIVILIZATÓRIOS E A DERROTA DE DONALD TRUMP

Fonte: Jorge Hadad

Big Systems
8431919 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 26 do mês 01 de 2021