Agora Santa Inês - COLUNA DO SILVEIRA 1627

COLUNA DO SILVEIRA 1627

“Uma vez confiantes no Senhor, sempre confiaremos Nele. Ele nos ampara e não nos deixa faltar nada, basta que abramos nossos corações, dobremos nossos joelhos, e coloquemos aos seus pés nossas tribulações. A Resposta vem no tempo certo, acreditemos nisso e confiemos em Deus!”. Do Livro Gotas de Reflexão Espiritual Parte II, de Autoria de Clélio Silveira Filho.

O

lá, boa tarde, boa noite, bom dia!!! Parece que tudo está de ponta cabeça. Não. Não Está. Benito de Paula, que eu conheci como sendo Benedito nos primeiros anos da década de 70, já diz em uma de suas canções: “Tudo está no seu lugar...Graças a Deus!”. Pelo menos para nós que estamos na labuta honesta e correndo atrás do pão de cada dia, fazendo valer cada centavo que ganhamos, está. Deus, o Misericordioso é quem nos mostra que tudo está no seu lugar. Ah, mas temos muitas coisas fora do “enquadramento” por aqui na cidade, município, estado, Brasil e mundo. Ah, temos mesmo! E nós também como pecadores, até fazemos parte desse cenário, mas procuramos concertar o caminho e caminhar “nos trilhos”. É o que temos certeza. Outra certeza que temos também, é que a missão que Deus nos deu, como jornalista/comunicador e etc. que somos há mais de 52 anos, nós a honramos custe o que custar. É por isso que nunca nos faltou a coragem de cobrar dos quem de direito, de vereador a presidente da República, ou de qualquer outra autoridade em qualquer que seja sua área de autuação, o devido cumprimento de seus deveres, e no caso dos gestores públicos e políticos, que tenham o mínimo de honestidade e não façam na vida pública e que fazem na “privada”. Bem como não usem o dinheiro público e os cargos públicos para si ou para seus familiares. E aproveitamos para sugerir ao Ministério Público, para que dê uma rápida olhadela em alguns órgãos públicos de Santa Inês, tais como Câmara, Prefeitura onde ele, o MP, encontrará com facilidade alguns desses “defeitos” sugeridos acima. Só mais uma sugestão: quem é vereador pode ter mais de uma matrícula duas...três?  (emprego público além do cargo?). Com a palavra o MP. Bom, esta é a edição 1627 do AGORA, voando alto e passando até por sobre pontes que unem os continentes, além das que unem as cidades da região, do Maranhão e do Brasil. Nesta edição mandamos um abraço para nossos assinantes de Imperatriz – Maranhão, dentre eles o Dr. Welinton Carvalho. Que Deus continue nos abençoando e que suas bênçãos alcancem a todos, inclusive os de tri-matrículas nos órgãos públicos (quem sabe doem-lhe a consciência) onde quer  que estivermos. Amém!

 

LUTO + CIDADÃO

DE SANTA INÊS

Faleceu no meio da manhã de hoje na cidade de Imperatriz, o líder camponês Manoel da Conceição, um dos cidadãos brasileiros mais martirizados  no tempo da ditadura. Detalhe: poucos por aqui sabem quem foi ele, acho que nem a Câmara Municipal que lhe concedeu um Título de Cidadão de Santa Inês, por indicação do então vereador Deutz Cavalcante, divulgou uma nota sequer sobre seu falecimento - que Manoel da Conceição tornou-se reconhecido no mundo na década de 60, quando  morava no interior de Santa Inês, então município de Pindaré. Poucos lembram, ou quase ninguém sabe o que a população desses  dois municípios  – principalmente no interior deles – passou  no início e parte da ditadura militar. Na página seguinte temos matérias especiais sobre Manoel da Conceição e sua morte neste dia 18 de agosto de 2021. Mas aqui trazemos alguns trechos dessa história, que inclusive envolveu até o Papa João VI, que interferiu junto ao presidente General Geisel pela vida e liberdade do Cidadão Santainesense Manoel da Conceição:

 

UM POUQUINHO

DA HISTÓRIA

“No início da década de 1970, centenas de pessoas foram presas na região de Pindaré-Mirim e, no dia 2 de janeiro de 1972, Manoel Conceição foi novamente preso, em Tufilândia, e levado para a Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS) de São Luís.

Em 24 de fevereiro, foi levado para o quartel da Polícia do Exército no bairro da Tijuca no Rio de Janeiro, onde foi torturado. Depois foi levado para o Centro de Informações da Marinha (Cenimar), onde foi torturado inclusive nos órgãos genitais. Após sete meses de tortura, foi levado para Fortaleza, onde foi apresentado à Auditoria Militar, em setembro de 1972. Em maio de 1975, foi julgado na Auditoria Militar, em Fortaleza, e condenado a três anos de prisão. Depois de libertado, pois já havia ficado preso por mais de três anos na época da sentença, foi acolhido pelo arcebispo de Fortaleza, Dom Aloísio Lorscheider, então presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que providenciou sua viagem para São Paulo, onde o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns e o pastor presbiteriano Jaime Wright o internaram no Hospital Santa Catarina.

Devido à tortura, urinava através de sonda e ficou impotente por anos. Depois de um mês de tratamento no hospital, ele foi para a casa do padre Domingos Barbé, em Osasco. Na manhã de 28 de outubro de 1975, policiais o levaram para o DEOPS paulista, onde foi novamente torturado.

As torturas só foram interrompidas, porque o Papa Paulo VI enviou um telegrama ao general Ernesto Geisel, pedindo por sua vida e exigindo libertação. Desse modo, em 11 de dezembro de 1975, foi libertado e colocado sob a proteção da Anistia Internacional, que providenciou seu partida  para Genebra, na Suíça, em março de 1976.

Depois de chegar em Genebra, ajudou no trabalho de estabelecer contatos entre diversos sindicalistas brasileiros que estavam exilados na Europa.

Em outubro de 1979, pouco após a publicação da Lei da Anistia, retornou ao Brasil para se engajar no processo de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT). No momento da fundação, foi a terceira pessoa a se filiar ao partido. Foi o primeiro presidente do PT no Estado de Pernambuco, onde, em 1982, foi candidato a governador..... (Leia mais ali na página seguinte, a 3) O AGORA também é Cultura!

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Coluna-do-Silveira

Data: 18/08/2021

Visitas: 207

Palavras-chave: COLUNA DO SILVEIRA 1627

Fonte:

Big Systems
9881105 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 20 do mês 09 de 2021