Agora Santa Inês - A DESINFORMAÇÃO IGNORADA POR PARTE DA POPULAÇÃO E PELAS AUTORIDADES DE SANTA INÊS

A DESINFORMAÇÃO IGNORADA POR PARTE DA POPULAÇÃO E PELAS AUTORIDADES DE SANTA INÊS

Município não recebeu 8.661 doses de vacinas no dia 1º de setembro, mas tão somente

3.235 doses, mas ninguém contestou a disparidade dos números Este foi o tema do Podcast de ontem, dia 3 de setembro, do Jornal AGORA Santa Inês. Acompanhe  o áudio/ vídeo com narração de Clélio Silveira Filho no Instagram @santaines, e leia aqui o texto.  

Chega a ser estressante para quem trabalha com jornalismo sério na cidade e região. Ultimamente tudo o que diz respeito a números da Covid, vacinas e vacinação em Santa Inês, não pode e nem deve ser levado a sério enquanto os quem de direito não vierem a publico explicar-se.

Trazemos  aqui a apenas um exemplo de quinta-feira (2) noticiado por uma emissora de TV a respeito das doses de vacinas recebidas na última quarta-feira (1) pela regional de Santa Inês.

Segundo uma matéria divulgada a nível estadual, a regional de Saúde de Santa Inês teria recebido no dia 1º,  14.141 doses de vacinas entre D1 e D2 para serem distribuídas para os 13 municípios que compõe a regional, e que só para Santa Inês teriam sido 8.661 doses, sendo 7.161 só da D1. Esses  dados nos chamou à atenção (do Jornal AGORA, e do analista desses números Cláudio Ferreira) e caímos em campo mais uma vez para apurarmos a veracidade da reportagem – deixamos claro que não temos nada contra a emissora, por sinal altamente confiável e nem contra a repórter, vez que podem ter “embarcados” em mais um daqueles “equívocos” rotineiros por aqui.

Buscamos então a Regional de Saúde para nos certificar dos números. E olhem só o tamanho do “estrago”! A regional nos informou que, de fato na quarta-feira, 1 de setembro, desembarcaram em Santa Inês,  14.114 doses de vacinas da D1+D2, para os 13 municípios da regional.

Dessas 895 doses da D2 (AstraZeneca), 1.710 doses da D1 (Coronavac), e 666 doses D1 da Pfizer, totalizando da D1,  2.376 doses, totalizando no geral 3.235 doses para Santa Inês, ou seja, menos 5.426 doses da quantidade divulgada na matéria. E para completar,  ninguém se pronunciou  para corrigir o erro. Tudo bem, Já se sabia que esses números extrapolavam a realidade, vez a Secretaria Municipal de Saúde – apresentando uma pequena diferença com relação a planilhas estaduais e federais – já havia “atualizado” no BE do dia 1º seus números, isso  tão somente nesse quesito, visto que nos demais, inclusive em números de vacinados e vacinas recebidas, fora dados falseados de número de casos confirmados com covid em Santa Inês, cuja diferença aumenta a cada dia e já supera em 25% o número publicado pela SMS/SI no BE diários. Mas, todavia ao que parece, ninguém mais percebeu o tamanho do “equivoco” cometido na matéria. A impressão que se tem às vezes, é que todos conspiram contra a verdade em Santa Inês quando se trata de tratar-se com transparência e correção tudo o que diz respeito a pandemia por aqui, que já tirou a vida de 230 moradores do município e já contaminou com a covid19 mais de 14% da população de Santa Inês estimada em 90 mil habitantes, matando 2,55 pessoas de cada grupo de mil. Esses números são tão incontestáveis que nunca por aqui alguém apresentou o que chamamos de contraditório, ou seja, desmentiu ou provou que estamos errados. E com esse conteúdo, desfazemos mais um “mal entendido” nos números da covid19 em Santa Inês. 

 

(Conteúdo  Jornalístico

Produzido por Sistema Agora de Notícias/ Colaborou Cláudio Ferreira).

PUBLICIDADE

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: A-Cidade

Data: 04/09/2021

Visitas: 169

Palavras-chave: A DESINFORMAÇÃO IGNORADA POR PARTE DA POPULAÇÃO E PELAS AUTORIDADES DE SANTA INÊS

Fonte:

Big Systems
9880920 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 20 do mês 09 de 2021