Agora Santa Inês - Santa Inês recebe nova remessa de vacina nesta quarta-feira (22) e aumenta estoque disponível

Santa Inês recebe nova remessa de vacina nesta quarta-feira (22) e aumenta estoque disponível

O município de Santa Inês (e mais 12 da região) estará recebendo do Ministério da Saúde (SUS) através do Governo do Estado do Maranhão, via Secretaria Estadual de Saúde, mais uma remessa de vacinas contra a Covid19 nesta quarta-feira, a partir das 14:30. O desembarque das vacinas como sempre, será no Aeroporto Regional João Silva em Santa Inês, e a remessa será entregue para a diretora Regional de Saúde, Anara Alves.

Ainda não se sabe quantas doses e de quais vacinas estão sendo destinadas para Santa Inês nessa remessa,  uma vez que isso só é possível depois do desembarque da mesma quando o responsável pela distribuição nas regionais repassar a devida planilha para a Regional. O que pode se adiantar no momento, é que Santa Inês, com mais essa remessa, deverá dispor de um grande estoque de vacinas contra a Covid, tanto da primeira dose (D1) quanto da segunda dose (D2), uma vez que pelos números disponibilizados pelo BE (Boletim Epidemiológico) da Secretaria Municipal de Saúde do dia 20 segunda-feira  – muito embora esses números sejam alvos de questionamentos há pelo menos três meses, sem a devida contestação da SMS/SI, o que os leva a não ser tão confiáveis – havia em estoque de pelo menos 6.135 vacinas da primeira dose (58.462, recebidas, menos 52.327 aplicadas = 6.135) e 4.201 vacinas da segunda dose ( 34.827 recebidas, e 30.626 aplicadas = 4.201). Lembrando que ultimamente a aplicação diária da primeira dose, não passa de algumas poucas centenas, já da segunda dose, pode ultrapassar a casa das mil vacinas em algumas etapas. Esses números são de segunda-feira 20, em razão de que aqui em Santa Inês, os boletins com os dados das quantidades de vacinas aplicadas durante o dia, só são divulgados  em uma rede social da prefeitura na internet, por volta de meia noite, quando, por uma coincidência, nossas edições já foram fechadas,  ao contrário de outros municípios brasileiros, apesar de que a vacinação não ultrapassa as 17:00 horas. O certo é que com a remessa que desembarca hoje na cidade, por certo teremos vacinas o suficiente para aplicação por uma semana de uma média de ao menos 1.500 doses/diárias de cada uma das vacinas.

VACINAÇÃO LENTA

Para quem acompanha a lenta marcha da vacinação em Santa Inês – esse estoque por si só já denuncia esse fato – reclama que o que falta aqui é maior interesse em acelerar a vacinação, uma vez que não há nenhuma campanha móvel de divulgação, ou mesmo nos veículos de comunicação mais vistos, ouvidos ou lidos na cidade. A prefeitura e a Secretaria Municipal  de Saúde tem usado durante todos esses 9 meses de vacinação (começou em 19 de janeiro) apenas as redes sociais, o que acaba por não alcançar toda a população. Não há também campanhas publicitárias que induzam as pessoas a irem se vacinar, ou tão somente lembrem a elas que logo, logo, quem não tiver um “passaporte” de vacinação contra a Covid19 poderá ser barrado na busca de empregos, escolas e em tantos outros lugares.

O “LIBEROU GERAL”

Por outro lado, o “liberou geral” da prefeitura, permitindo festas lotadas até as 3 ou 4 horas da manhã, aglomerações, falta de fiscalização do uso de máscaras  e no distanciamento e tantos outros cuidados, pode também ser um dos motivadores presentes na falta de tanto interesse de parte da população em se vacinar. “se aqui em Santa Inês sobra vacinas, em muitos outros municípios maranhenses ou de outros estados está faltando, isso quando não há uma pisada no freio para não deixar faltar, fato bem diferente de Santa Inês”, disse ao AGORA um epidemiologista ouvido pelo Jornal sobre essa situação. (Da Editoria de Cidade).

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: A-Cidade

Data: 22/09/2021

Visitas: 102

Palavras-chave: Santa Inês recebe nova remessa de vacina nesta quarta-feira (22) e aumenta estoque disponível

Fonte:

Big Systems
10055436 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 18 do mês 10 de 2021