Agora Santa Inês - AMANHÃ  COMEMORA-SE O DIA DO PROFESSOR, 15 DE OUTUBRO

AMANHÃ COMEMORA-SE O DIA DO PROFESSOR, 15 DE OUTUBRO

É um dia especial que nos remete a todos, aos primeiros anos nas salas de aulas. E nos traz também a memoria de tantos profissionais da Educação, com os quais convivemos, dependendo de nossa idade, há mais de 6, 5, 4, 3, 2, 1 década, ou há um ano, um mês, um dia. Quem nasceu aqui em Santa Inês ou Pindaré lá pelos idos dos anos 40, 50 do século passado, ainda guarda na memória muitos nomes de professoras e professores que já partiram e deixaram saudades. Lembrar  de Creusa Bezerra, Maria do Rosário Pereira, Maria Benigna Brito, Iraci Brito e tantas outras professoras que num piscar de olhos, nos recordamos  delas. Isso sem falar nas Mestras que ainda pelas graças de Deus, estão vivas. Muitas já emplacaram 70 anos, ou passaram dos 60, algumas já se aposentaram, como a Professora queridíssima Marly Viana,  outras ainda estão na labuta diária, como as professoras Inês, Tereza Cristina, Jacinta Silveira, Graça Santana, e tantas e tantas outras aqui representadas e muito bem representadas pelas Educadoras citadas acima.

Mas, cá para nós, um dos nomes que mais marcou os estudantes de Santa Inês nas décadas de 50, 60 e 70, foi o da professora Conceição Freire, que se viva fosse, teria completado no mês passado 103 anos. Mas Conceição Freire, a professora mais referendada naquelas décadas e até os dias de hoje, partiu aos 86 anos de idade, tendo sido professora por exatos 58  anos. Eis o motivo de homenageá-la  neste 15 de Outubro, Dia do Professor, e em seu nome todas as professoras e professores de Santa Inês, do passado, do presente e do futuro. E lhe convidamos a conhecer um pouco mais de quem pode ser considerada ícone da Educação de Santa Inês.      

MARIA DA CONCEIÇÃO SOUSA FREIRE

Nasceu em 10/09/1918 – Pindaré Mirim

Faleceu em 24/06/2004 com 86 anos em São Luís

Foi casada com Antonio Freire

Teve 6 filhos: Santa, Sonson, Babita, Enedina, Antônio e Zeca.

Começou a lecionar aos 15 anos de idade

Se aposentou  em 1976.

Foi a primeira Secretária de Educação do município de Santa Inês, o prefeito na época era o interventor Senhor Josué Alves “Tenente”.  Foi também secretária de Educação do Município de Santa Inês no período de 1 de janeiro de 1973 a 31 de dezembro de 1976. O Prefeito da época era o Sr. Otávio Farias.  Teve uma escola particular “Cristo Rei”.  Educou várias gerações. Teve como alunos: Pereirinha, José Alberto, Antônio, Trancoso, Paulo Cesar, Ribamar Alves, Eiliezinho, Neci Rodrigues, Socorro Baldoino, Samira Maluf e muitos outros.

Católica, foi membro do Apostolado da Oração da igreja Católica.

Lecionou em vários colégios do município

Foi diretora do MOBRAL e do Colégio CIMA

Tem o seu nome em uma escola do município, uma indicação do então vereador  Nazeu Rodrigues.

Foi também homenageada em Santa Inês com o seu  nome dado ao Farol da Educação. Sobre Conceição Freire, não há nada a contestar, e evidentemente, toda classe das professoras e professores de Santa Inês se sentem, em seu nome homenageados neste 15 de outubro de 2021. Conceição Freire... presente!!! 

PUBLICIDADE

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: A-Cidade

Data: 14/10/2021

Visitas: 68

Palavras-chave: AMANHÃ COMEMORA-SE O DIA DO PROFESSOR, 15 DE OUTUBRO

Fonte:

Big Systems
10055442 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 18 do mês 10 de 2021