Agora Santa Inês - Prêmio Papete Homenageia os Artistas Maranhenses

Prêmio Papete Homenageia os Artistas Maranhenses

(Por Marioneide Lima, Especial para o Jornal Agora)

 

Nessa última quinta-feira, 18 de Novembro, aconteceu a noite da Música Maranhense, em que o auge do evento é a entrega do prêmio Papete aos artistas homenageados.  O troféu leva a assinatura do artista plástico Eduardo Sereno, criador da estatueta que tem a imagem do músico Papete e seu berimbau. A curadoria do evento é formada pelo cantor Josias Sobrinho, o maestro Zé Américo Bastos e o Jornalista Pedro Sobrinho.

O momento foi de deleite, de reencontrar aqueles que comungam do mesmo sonho:  ARTE! Estavam presentes grandes artistas maranhenses, como o grande poeta Salgado Maranhão, o cantor e compositor Zeca Baleiro - vencedor do Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, com o projeto “Canções d´Além mar” -, o artista plástico Joel DuMara, também o cantor e compositor e também artista plástico Betto Pereira, o curador de arte Carlos Dimuro, a cantora Flávia Bittencourt, o cantor César Nascimento, Josias Sobrinho, entre tantas outras personalidades.

 

O poeta Salgado Maranhão em evidência

 

Dos homenageados nessa noite, o poeta Salgado Maranhão foi bastante tietado. É considerado o maior poeta brasileiro da atualidade, seus livros são traduzidos  para o inglês, alemão, italiano, francês, sueco, japonês... Sua poesia virou objeto de estudo em grandes Universidades do Mundo, como as Universidades de Harvard e Yale, que integra as mais de 50 Universidades estadunidenses em que o poeta é convidado como palestrante. Em 2020, Salgado teve poemas publicados no Jornal The New York Times. Como compositor-letrista, o poeta possui mais de 50 composições gravadas por vários artistas como Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Paulinho da Viola, Zizi Possi, Ivan Lins...

Salgado Maranhão é um orgulho Maranhense, pois carrega na bagagem  o maior prêmio literário do Brasil, o prêmio Jabuti, por duas vezes, sendo a primeira em 1999, pela publicação do livro "Mural de Ventos" e a segunda em 2016 com a obra "Ópera de Nãos". Salgado é um dos nomes mais cotados para ocupar um dia uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, feito esse que servirá apenas para formalizar a sua imortalidade, pois o seu nome já está escrito no nosso imaginário literário!

O poeta tem projetos individuais em andamentos e também em parceria com vários outros artistas, um desses é o nosso talentoso artista plástico Joel DuMara, filho de Santa Inês (MA) que já levou e leva suas cores e traços pelo  mundo afora! Dos projetos entre ambos, cogita-se um trabalho voltado a expressão cultural e histórica Maranhense, cuja a cidade escolhida para apresentar esse projeto é a própria Santa Inês e nosso Pindaré Mirim. Aguardem!

Eu gostaria de externar a minha gratidão à minha estrelinha, minha amiga-irmã, professora Deys Santana, que um dia pode me apresentar esse grande poeta, esse grande ser humano que é Salgado Maranhão. Obrigada! E para expressar a minha grande admiração pelo grande poeta Salgado Maranhão, escrevi algumas linhas:

 

 

Poema “Verbum et Carmen”

 

E quando as palavras se encantam com as rimas e decide fazer o poema pra poesia?

é como uma folha em branco descobrindo  a tinta,

o azul em céu derretendo a brisa,

o mar Salgado, sem ser o Português,

mas brasileiro, maranhense, de Caxias...

 

Cantar em versos o que Salgado representa é querer abraçar o mundo antes dos noventa...

é buscar a mais alta nota da orquestra,

é parir o mundo de flores e perfumes!

Salgado não se sintetiza...

 

Tão grande és para esse mundo

Que te premia com Jabutis, e Academias de Letras...

 

Segue o fluxo desse rio,

segue, segue onde a salinas te eternizam oceanos, 

águas Maranhenses...

TODO O MAR...

 

 

Ao poeta Salgado Maranhão

 

São Luís, 19 de novembro de 2021

 

Marioneide Lima

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Regional

Data: 22/11/2021

Visitas: 68

Palavras-chave: Prêmio Papete Homenageia os Artistas Maranhenses

Fonte:

Big Systems
10136751 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 08 do mês 12 de 2021