Agora Santa Inês - Coceira nas mãos? Esse pode ser o sinal de uma séria doença no fígado que não tem cura

Coceira nas mãos? Esse pode ser o sinal de uma séria doença no fígado que não tem cura

Apesar de não ser muito comentada, a enfermidade atinge milhares de pessoas no Brasil

Para os supersticiosos, sentir coceira na mão é sinal de ganhar dinheiro. Mas a medicina, entretanto, esse sintoma pode tentar mostrar um grande, raro e preocupante problema com a saúde do fígado.

Existe uma enfermidade chamada colangite biliar primária cujo um dos principais sintomas é a coceira nas mãos. Ela consiste em uma condição autoimune que cursa com inflamação crônica nos pequenos ductos biliares, localizados no interior do fígado.

“Na colangite biliar primária, por algum motivo as células de defesa atacam esses canais, o que leva a um processo inflamatório“, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, o médico Paulo Bitencourt.

 

Além da coceira nas palmas das mãos, a colangite biliar também pode ter como um de seus sinais o prurido nas solas dos pés, além de uma extrema fadiga que não tem motivo aparente e nunca vai embora.

Acredita-se que cerca de 30 mil brasileiras, principalmente mulheres depois dos 35 anos, estejam sofrendo da doença. À medida que o fígado está sendo danificado, novos sintomas começaram a aparecer, como olhos e pele amarelados, dor na região do abdômen e inchaço na barriga.

A colangite biliar pode ser curada?

Infelizmente, ainda não existe uma cura para a doença. Porém, no mercado há diversos medicamentos que podem ser usados para retardar o progresso da enfermidade. Quando o caso está em estágio avançado, os médicos geralmente recomendam um transplante de fígado.

É importante se atentar aos sintomas da colangite biliar e procurar um médico o mais rápido possível para a realização de avaliação e exames.

Fonte: 1news.ig.com.br

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 06/01/2022

Visitas: 122

Palavras-chave: Coceira nas mãos? Esse pode ser o sinal de uma séria doença no fígado que não tem cura

Fonte:

Big Systems
10395950 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 21 do mês 01 de 2022