Agora Santa Inês - GESTOR DA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA INÊS PARTICIPA DA CERIMÔNIA DE REATIVAÇÃO DO CONSELHO DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO MARANHÃO

GESTOR DA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA INÊS PARTICIPA DA CERIMÔNIA DE REATIVAÇÃO DO CONSELHO DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO MARANHÃO

O Gestor Regional de Educação de Santa Inês, Paulo Rodrigues, esteve presente na cerimônia de reativação do Conselho de Educação Escolar Indígena do Maranhão que aconteceu na última terça-feira (15/02/2022).

A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) com a participação dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) reuniu setenta e seis representantes das diversas etnias presentes no nosso estado.

O vice-governador Carlos Brandão destacou a importância da reativação do Conselho, para os povos indígenas. “Aqui nesse conselho nascerá muitas políticas públicas para os indígenas. Já tivemos inúmeros avanços na área da educação indígena, entre eles a nomeação de gestores para as escolas indígenas, uma unidade dentro da UEMA voltada para a formação dos professores, construção de escolas dignas e precisamos continuar avançando e valorizando os povos indígenas”, reforçou Brandão.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ressalta que o governo já tinha planejamento para reimplantar o Conselho, contudo, a pandemia atrasou o processo.

“Hoje é um dia histórico para todos nós. Junto com o vice-governador Carlos Brandão, por ordem do governador Flávio Dino, com a sociedade civil e, especialmente, com os povos indígenas, reimplantamos este importante Conselho para restabelecer esse canal direto com os indígenas e fazer com que as conquistas continuem acontecendo. Em nossa gestão organizamos o transporte escolar, entregamos dezenas de escolas dignas indígenas, criamos as escolas indígenas-mães, organizamos os espaços de recursos para as escolas indígenas, pela 1ª vez temos gestores escolares indígenas na rede estadual do Maranhão, fizemos as diretrizes curriculares para a educação escolar indígena, já aprovadas pelo CEE, e agora temos mais essa conquista que é a reativação do Conselho. Temos certeza de que muitas outras conquistas ainda virão”, afirmou Felipe Camarão.

Paulo Rodrigues ressaltou seu entusiasmo com a nova constituição do Conselho: “Sem dúvida, é um momento importante de ampliação do espaço democrático no nosso estado. O Governo Flávio Dino tem demonstrado preocupação com os povos originários. Tem ampliado as políticas públicas para educação escolar indígena e fortalecido a participação do povo na vida pública, por isso merece nossos aplausos”.

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Regional

Data: 08/09/2015

Visitas: 2242

Palavras-chave: GESTOR DA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA INÊS PARTICIPA DA CERIMÔNIA DE REATIVAÇÃO DO CONSELHO DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO MARANHÃO

Fonte:

Big Systems
11154668 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 01 do mês 07 de 2022