O Gestor Regional de Educação de Santa Inês, Paulo Rodrigues, esteve presente na cerimônia de reativação do Conselho de Educação Escolar Indígena do Maranhão que aconteceu na última terça-feira (15/02/2022).
A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) com a participação dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) reuniu setenta e seis representantes das diversas etnias presentes no nosso estado.
O vice-governador Carlos Brandão destacou a importância da reativação do Conselho, para os povos indígenas. “Aqui nesse conselho nascerá muitas políticas públicas para os indígenas. Já tivemos inúmeros avanços na área da educação indígena, entre eles a nomeação de gestores para as escolas indígenas, uma unidade dentro da UEMA voltada para a formação dos professores, construção de escolas dignas e precisamos continuar avançando e valorizando os povos indígenas”, reforçou Brandão.
O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ressalta que o governo já tinha planejamento para reimplantar o Conselho, contudo, a pandemia atrasou o processo.
“Hoje é um dia histórico para todos nós. Junto com o vice-governador Carlos Brandão, por ordem do governador Flávio Dino, com a sociedade civil e, especialmente, com os povos indígenas, reimplantamos este importante Conselho para restabelecer esse canal direto com os indígenas e fazer com que as conquistas continuem acontecendo. Em nossa gestão organizamos o transporte escolar, entregamos dezenas de escolas dignas indígenas, criamos as escolas indígenas-mães, organizamos os espaços de recursos para as escolas indígenas, pela 1ª vez temos gestores escolares indígenas na rede estadual do Maranhão, fizemos as diretrizes curriculares para a educação escolar indígena, já aprovadas pelo CEE, e agora temos mais essa conquista que é a reativação do Conselho. Temos certeza de que muitas outras conquistas ainda virão”, afirmou Felipe Camarão.
Paulo Rodrigues ressaltou seu entusiasmo com a nova constituição do Conselho: “Sem dúvida, é um momento importante de ampliação do espaço democrático no nosso estado. O Governo Flávio Dino tem demonstrado preocupação com os povos originários. Tem ampliado as políticas públicas para educação escolar indígena e fortalecido a participação do povo na vida pública, por isso merece nossos aplausos”.