Agora Santa Inês - Veja os 8 principais sintomas de gordura no fígado e como tratar

Veja os 8 principais sintomas de gordura no fígado e como tratar

Nos estágios iniciais de gordura no fígado, con-dição chamada de esteatose hepática, normal-mente não são percebidos sinais ou sintomas, no entanto à medida que a doença progride e há comprometimento do fígado, é possível que surjam alguns sintomas.

Os sintomas mais clássicos do acúmulo de gordura no fígado são:

 

 

Perda de apetite;

Cansaço excessivo;

Dor abdominal, especialmente na região supe-rior direita;

Dor de cabeça constante;

Inchaço da barriga;

Coceira na pele;

Pele e olhos amarelados;

Fezes esbranquiçadas.

 

 

Uma vez que nos graus mais leves da esteatose hepática não existem sintomas característicos, o diagnóstico normalmente acontece durante exames de rotina. O acúmulo de gordura no fí-gado geralmente não é uma situação grave, mas quando não é devidamente tratada, pode gerar perda de funcionamento das células do fígado e cirrose, podendo ser necessário fazer um transplante de fígado.

POSSÍVEIS CAUSAS

O mecanismo que leva ao acúmulo de gordura no fígado ainda não é muito bem estabelecido, apesar de ser muito estudado. No entanto, sa-be-se que algumas condições favorecem o acúmulo de gordura nesse órgão, levando pro-gressivamente à perda da função hepática.

Pessoas que possuem maus hábitos alimenta-res, que não praticam atividade física, que fa-zem uso frequente e excessivo de bebidas al-coólicas, que tem colesterol alto ou que são di-abéticas possuem maior chance de ter gordura no fígado. Saiba mais sobre as causas de gor-dura no fígado.

COMO TRATAR

A gordura no fígado tem cura, principalmente quando ainda está nos estágios iniciais, e o seu tratamento é feito principalmente com altera-ções na dieta, prática regular de atividade físi-ca, perda de peso e controle de doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto. Além disso, é importante parar de fumar e de con-sumir bebidas alcoólicas, e reduzir o consumo de alimentos ricos em gordura e carboidratos simples, como pão branco, pizza, carnes ver-melhas, linguiça, salsicha, manteiga e alimen-tos congelados. Assim, a dieta deve ser rica em alimentos integrais, como farinha de trigo, ar-roz e macarrão integral, frutas, legumes, pei-xes, carnes brancas e leite e derivados desna-tados. Confira como deve ser a alimentação pa-ra gordura no fígado.

Fonte: www.redebrasilnews.com.br

 

Postado por: Redação do Agora

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 09/05/2022

Visitas: 72

Palavras-chave: Veja os 8 principais sintomas de gordura no fígado e como tratar

Fonte:

Big Systems
10917135 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 18 do mês 05 de 2022