Agora Santa Inês - Governo empossa novos membros do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Estado do Maranhão

Governo empossa novos membros do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Estado do Maranhão

Foram empossados, na segunda-feira (9), os novos membros do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Estado do Maranhão (CEPD-MA), em cerimônia realizada no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no Jaracati. O conselho é formado por 20 integrantes, tem vigência para o biênio de 2022-2023 e tem o objetivo de defender, cumprir e fazer cumprir as Políticas Públicas estabelecidas na legislação vigente.

O Conselho tem como missão apoiar os municípios na criação dos Conselhos Municipais sobre drogas e fiscalizar as ações do Plano Estadual sobre Drogas, lançado ano passado pelo Governo do Estado e que diz respeito a um conjunto de ações a serem realizadas pelas Secretarias de Estado da Saúde (SES), do Desenvolvimento Social (Sedes), da Educação (Seduc), da Segurança Pública (SSP) e Extraordinária da Juventude (Seejuv). Presente na solenidade, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, celebrou o ato afirmando que a transversalidade é a principal característica do Conselho. “Há uma transversalidade das políticas públicas, assim como de segmentos da sociedade. Essa troca é fundamental para que as ações cumpram o objetivo, que é o de impactar vidas”, disse.

O CEPD-MA foi criado em 2016 e funciona de acordo com a Lei nº10.492. Desde os primeiros anos, a entidade foi presidida por um membro do governo, porém, nesta gestão de 2022-2023 terá em sua liderança um membro da sociedade civil, que deve ser escolhido pelos membros do conselho.

Empossado no CEPD-MA, o representante da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais Norte Brasileira (ADRA Maranhão), Marcos Roberto Pinto, afirmou que este é um momento oportuno para a implementação de novas diretrizes. “A participação da sociedade civil na direção do Conselho abre espaço para um novo formato, com nova motivação e força, com o intuito de fazer um trabalho cada vez melhor em favor da comunidade enquanto agentes de transformação social”, destacou.

Também empossado no Conselho, o pastor e coordenador da Associação Filantrópica Casa do Oleiro, em Paço do Lumiar, Fernando de Vasconcelos, comemorou as ações da gestão estadual. “A partir do momento em que a sociedade civil tem uma voz mais ativa, ela passa a somar com aquilo que já foi construído ao longo dos anos. Assim, estamos muito favoráveis e esperançosos, uma vez que há trabalho conjunto com a parte governamental”, contou.

Postado por: Redação do Agora

Categoria do Post: Regional

Data: 11/05/2022

Visitas: 21

Palavras-chave: Governo empossa novos membros do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Estado do Maranhão

Fonte:

Big Systems
10917265 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 18 do mês 05 de 2022