• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - IDOSO FELIZ

IDOSO FELIZ

Fazer um idoso feliz é bem mais fácil do que parece. Quanto mais vivemos, mas aprendermos a valorizar as pequenas coisas e os gestos de carinho.

       CONVERSE ! Ache um tempo para conversar com o idoso, pois ele sempre gosta de contar suas experiências e também quer  passar para os filhos e netos as tradições da família.

        DEIXE O IDOSO FALAR ! mesmo que ele (a) conte a mesma história várias vezes, deixe-o (a) falar, escute com atenção e comente.

         INCLUA-O (a) ! Na medida do possível, se o idoso tiver disposição, saúde e vontade, inclua-o em atividades familiares como: passeios de carro, viagens, churrascos, festas de aniversário, festas natalinas, igreja, etc. Muitos idosos excluem-se da família por receio de atrapalhar. Um simples convite pode fazer milagres.

          RECLAMAÇÕES ! Se o idoso é daqueles  que  gosta de  reclamar de tudo, deixe-o fazê-lo, pois assim como as crianças, eles tem direito a tolerância.

          NÃO SEJA EGOÍSTA ! Se você tem irmãos, divida com eles o privilégio de demonstrar amor aos pais e avós. Deixe que o idoso visite seus irmãos e parentes e passe também dias com eles.

           ROTINA ! Respeite a rotina do idoso, pois na velhice ele adquire hábitos mais rígidos. Acorda cedo, dorme cedo, vê os mesmos programas da  tv, joga os mesmos jogos, não mude a rotina dele, é direito dele decidir como viver.

            LEITURA ! Quando a sua visão permite, muitos deles gostam de ler, principalmente livros religiosos, e quando você puder leia também para eles.

            LAZER !  Incentive-o a visitar amigos, parentes, a fazer cursos, ir a praia, fazer caminhada, ir a igreja etc.  O contato com outras pessoas o fará passar o tempo mais rápido, além de sentir-se útil.

            LIMITES FÍSICOS! Deixe-o ajudar em alguma tarefa quando ele quiser, se não for pesada ou que não exija raciocínio rápido.

            AMOR E CARINHO ! Abrace-o e sorria  para ele, diga que o ama, para que ele se sinta querido e seguro. Presentei-o com uma flor, um bombom, um desenho, etc. Leve-o para ver os netos, para passear etc.

             Não se esqueça: você é o jovem hoje, se Deus quiser será o idoso amanhã.

Postado por: Redação Agora

Categoria do Post: Agora-em-Revista

Data: 25/06/2016

Visitas: 1369

Palavras-chave: IDOSO FELIZ

Fonte:

Big Systems
5737928 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 20 do mês 01 de 2020