• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - O PROCESSO DE MORRER

O PROCESSO DE MORRER

Com o avanço tecnológico, a morte deixou de ser aceita como processo natural, hoje considerada como derrota profissional, deve ser repensada como sendo parte da vida e integrada ao processo natural do ser humano. 

O reconhecimento da morte é feito pela alteração do nível de consciência, fadiga, descompensação hemodinâmica, recusa de ingesta alimentar, flutuação dos sinais vitais. Respiração ruidosa pode se instalar pela congestão brônquica e relaxamento do palato.

Manter o ambiente tranquilo e confortável, com os entes queridos próximos e proximidade do profissional de saúde para eventuais dúvidas e necessidades nessa hora  tão importante, visto que esses detalhes e atitudes influenciarão a lembrança dos familiares. Ter em mente de que o objetivo maior dos cuidados paliativos é a dignidade da pessoa que doente , vulnerável e limitada, tem o direito de ter o máximo de conforto e qualidade nessa hora de transição. Acolhimento à família enlutada e acompanhamento do processo de assimilação e entendimento do fato.

É imperioso  que os cuidados paliativos se torne parte integrante do sistema de saúde em nome da dignidade e do bem-estar do paciente.

Postado por: Redação Agora

Categoria do Post: Agora-em-Revista

Data: 28/10/2016

Visitas: 1031

Palavras-chave: O PROCESSO DE MORRER

Fonte:

Big Systems
5738164 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 21 do mês 01 de 2020