• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - NOVEMBRO AZUL

NOVEMBRO AZUL

Num adulto, a próstata pesa cerca de 25 gramas. O tratamento é discreto, mas essa pequena glândula masculina pode desenvolver uma série de doenças, que vão desde uma simples inflamação, como a prostatite, passando por complicações mais  incômodas, como a Hipertrofia Benigna da Próstata (HPB), e até chegar ao câncer. As doenças da próstata são mais comuns entre homens mais velhos não só por causa do envelhecimento geral do organismo, e também porque, após certa idade, a estrutura da pélvis já não sustenta as glândulas como deveria. Outros problemas exclusivos dos homens incluem: a disfunção erétil ou impotência sexual, a ejaculação precoce e a diminuição do libido.

A próstata secreta uma enzima, chamada Antígeno Prostático Especifico (ou PSA) e, quanto maior ela fica, como no caso de uma infecção, mas lança essa enzima no sangue. Em cada idade existe um valor adequado para essa substância.

O câncer de próstata é a doença que mais mata homens no mundo (seguido de longe pelo câncer de pulmão) e pode se desenvolver a partir do HBP, que aumenta o volume da próstata e impede o fluxo urinário. Com o câncer, as células crescem desordenadas.

Para detectar o câncer, é preciso retirar uma amostra da próstata, biópsia para análise. Assim, é possível descobrir se a doença é maligna, qual o tratamento mais adequado e determina a expectativa de evolução do câncer. É muito importante procurar orientação médica para tratar a doença antes que ela evolua. No estágio inicial, o câncer de próstata pode ser tratado com cirurgia e quimioterapia.

Por isso, aproveite a Campanha anual do mês  “Novembro Azul”, para realizar o toque retal e o exame laboratorial do PSA, ( obrigatório  para quem tem mais de 40 anos de idade) e faça a sua prevenção anual.

Postado por: Redação Agora

Categoria do Post: Agora-em-Revista

Data: 03/11/2016

Visitas: 1002

Palavras-chave: NOVEMBRO AZUL

Fonte:

Big Systems
5740058 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 21 do mês 01 de 2020