• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - Hemonúcleo do Hemomar volta a funcionar com apoio do Estado em Santa Inês

Hemonúcleo do Hemomar volta a funcionar com apoio do Estado em Santa Inês

A o Hemonúcleo do Hemomar  de Santa Inês, localizada na Rua da Pedra Branca, volta a funcionar depois de um período fechado, devido a retirada de servidores municipais que eram cedidos àquele local de coleta de sangue. Em parceria com a gestão Regional de Saúde o Hemonúcleo  estará realizando na próxima sexta-feira, 25, uma Campanha de Coleta de bolsas de sangue com intuito de maior armazenamento de sangue para reforçar o estoque.

A instituição é responsável pelo fornecimento de sangue de todos os hospitais públicos da região e a campanha visa conscientizar colaboradores, usuários e a população em geral sobre a importância de doar sangue.

Apesar de todos os funcionários e médicos da Hemonúcleo de Santa Inês terem sido demitidos em outubro deste ano, pelo atual gestor, Ribamar Alves após sua derrota na ultima eleição, o núcleo voltou a funcionar  com a parceria celebrada com o Estado e a Áqua (empresa responsável pelo funcionamento do Hospital Macrorregional), que disponibilizou médicos e funcionários para que a instituição voltasse a funcionar e  coletar bolsas de sangue para pessoas que necessitem em hospitais.

Como a Hemonúcleo estava fechado, o estoque está praticamente no limite, é necessário que se faça uma campanha urgente.  Seja você também um doador de sangue, e compareça na próxima sexta-feira ao Hemonúcleo de Santa Inês. Os interessados em doar, devem ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, não devem estar em jejum, evitar consumo de alimentos gordurosos, não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação, não fumar 2 horas antes e ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior. As pessoas que fizeram endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses e/ou cirurgia há menos de um ano também não podem doar. As equipes do Hemocentro fazem a triagem, verificação de pressão arterial, temperatura, pulso, peso, dosagem de hematócrito (teste de anemia) e uma entrevista com o candidato para saber se ele está apto a doar.

O QUE É O HEMOMAR?

A Supervisão de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão – HEMOMAR é a instituição da SES responsável pela política de Sangue no Estado do Maranhão. Ela é responsável pela programação, execução e coordenação das atividades da Hemorrede Estadual, dentro dos padrões exigidos pela Política Nacional de Doação Voluntária de Sangue. É responsável, também, pela coleta, processamento e distribuição de hemocomponentes para toda a rede hospitalar pública e privada da capital e municípios do Estado e através de ambulatório, presta atendimento hematológico especializado e multi- profissional. Ao todo a Hemomar conta com 1 Hemocentro (em São Luís), 6 núcleos de hemoterapia (Imperatriz, Balsas, Caxias, Santa Inês, Pedreiras e Pinheiro) e 30 agências transfusionais nos municípios maranhenses. Doar sangue é seguro e quem doa uma vez, não é obrigado a doar sempre. No entanto, é muito importante que pessoas saudáveis doem regularmente. Se você quer ser um doador voluntário de sangue, leia abaixo algumas orientações antes de decidir pela sua doação.

Postado por: Paulo Silveira

Categoria do Post: A-Cidade

Data: 23/11/2016

Visitas: 344

Palavras-chave:

Fonte: Redação Agora

Big Systems
6126015 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 30 do mês 03 de 2020