• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - Fogo se alastra em matagal localizado nos fundos do fórum de Santa Inês

Fogo se alastra em matagal localizado nos fundos do fórum de Santa Inês

 

         Um final de tarde e começo de noite de muita apreensão tomou conta do Fórum João Miranda ontem, sexta-feira (16) em Santa Inês. Juízes, assessores, servidores e funcionários terceirizados do Judiciário  viveram momentos de pânico. O matagal que havia no estacionamento da parte de trás do fórum pegou fogo, se alastrando por todo o pátio externo dos fundos e por pouco não avançou para dentro do prédio.

         As chamas foram percebidas por volta das 18h. Uma pessoa não identificada teria ateado fogo em um pequeno trecho de mato seco, entretanto não teria conseguido manter o controle das chamas que acabaram tomando conta de toda a parte externa do fórum. Cerca de 15 veículos que se encontravam ali apreendidos, foram totalmente incendiados, causando inclusive algumas explosões, restando apenas a ferragem. Nossa equipe de reportagem presenciou todo o fato.

         O claro das chamas assustaram os moradores que se aglomeraram em frente ao fórum. Apreensivas com a proporção do fogo, as juízas Kariny Reis e Denise Milhomem promoveram um verdadeiro mutirão para retirar todos os documentos e processos das salas, vez que caso as chamas invadissem o interior do fórum, todos os documentos seriam queimados. Todos os extintores de incêndio do prédio foram utilizados, mas de nada adiantou. Várias autoridades foram acionadas para ajudar a debelar o incêndio. O secretário Municipal Franklin Seba, o major Marcos, comandante de 2ª Companhia, e o coronel Machado, comandante do 7º Batalhão se desdobraram juntamente com os servidores do Judiciário para impedir que o pior acontecesse.

FOGO APAGADO

Dois carros pipas do município também foram acionados, a fumaça e a temperatura quente atrapalhavam a tentativa de se aproximar das chamas, mas após quase uma hora e meia de combate conseguiu-se apagar o fogo.   Apesar de ninguém ter ficado ferido, autoridades e populares lamentaram profundamente a falta de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Santa Inês, uma cidade com mais de 90 mil habitantes. A unidade do Corpo de Bombeiros mais próxima fica em Bacabal, cerca de 100 quilômetros de distância. Muitos se mostraram também revoltados com promessas de políticos que segundo eles, pedem votos no município, e até se elegem por ele, e nada fazem pelo povo.  “A população já não aguenta mais os descasos com a cidade, são vários os casos de incêndios em que os próprios moradores é que tem que arriscar a própria vida para apagá-los. Cadê os deputados que podem trabalhar para que venha uma unidade do Corpo de Bombeiro para cá, é preciso morrer pessoas para que tomem providências?”, desabafou uma moradora das proximidades do fórum.

 

QUANDO SERÁ ISNTALADO?

 

Diversos segmentos da sociedade expressaram com mais veemência suas opiniões acerca do assunto, e cobram a instalação urgente do Corpo de Bombeiros em Santa Inês, o que poderá evitar tragédias de proporções ainda maiores. O posicionamento de sociedade civil organizada é válido e esta luta já é travada na esfera política.

A prefeitura disponibilizou desde julho de 2012, área para instalação do Corpo de Bombeiros em Santa Inês. O Poder Executivo Municipal conseguiu aprovar junto à Câmara de Vereadores de Santa Inês a Lei número 529, que destinou uma área de 21.489 metros quadrados, em terreno de propriedade da Prefeitura de Santa Inês, o qual fica destinado à construção do complexo policial e as instalações do Corpo de Bombeiros. Entretanto, parece que o assunto só volta a ser comentado, quando acontece uma quase tragédia como a de ontem.  

Postado por: Paulo Silveira

Categoria do Post:

Data: 17/10/2015

Visitas: 2533

Palavras-chave:

Fonte: Redação Agora

Big Systems
4862074 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 23 do mês 08 de 2019