• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - “CAZUMBÁ - A FORÇA DO BABAÇU” apresentou espetáculo em Monção

“CAZUMBÁ - A FORÇA DO BABAÇU” apresentou espetáculo em Monção

A população de Monção comemorou o Dia da Árvore de um jeito muito especial, assistindo ao espetáculo “CAZUMBÁ – A FORÇA DO BABAÇU”, encenado por trabalhadores rurais de áreas de assentamento do INCRA. O elenco composto por 24 integrantes apresentou  o espetáculo na noite da última quinta-feira (21), na Praça Kennedy, próximo à prefeitura daquele município, onde contou a história da paixão entre um “CAZUMBÁ”, personagem típico dos festejos de Bumba-Meu-Boi e o Babaçu, palmeira típica local.

“Nonatinho” Silva, do assentamento do povoado Rita, zona rural do município de Monção, falou  sobre o orgulho que ele tem em levar o nome de sua cidade, mostrando que o povo monçonense é talentoso e gosta da cultura popular do Estado do Maranhão. “É satisfatório fazer parte deste espetáculo, é um aprendizado que estou levando comigo e fico muito feliz por hoje está mostrando meu talento para o povo de minha terra”, disse ‘Nonatinho’. “É uma honra participar desse elenco maravilho e não tenho palavras para agradecer pela oportunidade dada a nós, ‘filhos do campo’ , de levar a cultura popular maranhense aos amantes de cultura.”, finalizou “Nonatinho” que na peça faz o personagem Vaqueiro da Lua - São Jorge.

O enredo do espetáculo, foi idealizado como trabalho de finalização de um convênio entre o Incra e a Associação em Educação do Meio Ambiente - EMA. O convênio teve como objetivo atuar na área da Educação Ambiental de Agricultores de 14 assentamentos da reforma agrária.

No espetáculo são apresentadas diversas manifestações típicas da Cultura Maranhense, presentes principalmente nas comunidades rurais como o Cacuriá, espécie de dança surgida da Festa do Divino, e o Tambor de Crioula, dança trazida pelos escravos e que se difundiu por todo o estado. As duas manifestações contam com reconhecimento nacional e são considerados patrimônios culturais do Brasil, e os espetáculos citam em diversas cenas o Bumba Meu Boi, uma das principais manifestações culturais regional.

A prefeita de Monção, Cláudia Silva, com o olhar atento em cada cena ali apresentada, relatou logo depois do espetáculo à nossa redação, sobre o quanto se sentiu emocionada em ter aquele grupo se apresentando ao povo. “Sou uma amante da cultura popular maranhense, e fico feliz ainda mais por saber que filhos de Monção fazem parte do elenco.”, comentou a prefeita. O grupo irá se apresentar no próximo sábado, na cidade de Açailândia.

É importante dizer que a peça fala sobre a importância de preservarmos a natureza.

Postado por: Redação Agora

Categoria do Post: Regional

Data: 27/09/2017

Visitas: 283

Palavras-chave: “CAZUMBÁ - A FORÇA DO BABAÇU” apresentou espetáculo em Monção

Fonte: Alex Carlos/Jornal A Corda

Big Systems
7650702 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 26 do mês 10 de 2020