• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA EM SANTA INÊS ESTÁ DISPONÍVE4L EM CASOS ESPECIAIS

VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA EM SANTA INÊS ESTÁ DISPONÍVE4L EM CASOS ESPECIAIS

“Porém nós não estamos em Campanha”, diz Andréa Fontenelle,  a coordenadora imunização do município

 

No Maranhão não há nenhum caso registrado de febre amarela há 23 anos, e em Santa Inês não é diferente, o município não está passando por nenhum  surto de febre amarela, bem diferente da região Sudeste do país, que vem passando por um grande surto, lá está acontecendo uma grande campanha de vacinação contra a febre amarela e neste caso as doses da vacina são disponibilizadas de forma fraccionada e o objetivo é vacinar 95% de 19,7 milhões da população. A população de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia receberão a dose fraccionada da vacina de febre amarela.

Mais afinal, o que é a febre amarela? A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores, tipo o mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue, chikungunya e zika). Entenda como vai acontecer a vacinação em santa Inês.

Confira a entrevista com Andréa Fontenelle, Coordenadora Imunização do município:

Redação: Está acontecendo alguma campanha de vacinação contra a febre Amarela em Santa Inês?

Entrevistada: Nós não estamos em campanha, a vacina esta sendo ofertada normal. A vacina da febre amarela ela é uma vacina de rotina, ou seja, ela está disponível em todos os postos da zona rural e da sede, e todas as unidades de saúde tem uma rotina de vacinação.

Redação: Como está acontecendo a vacinação no Centro de Saúde Djalma Marques?

Entrevistada: Aqui no Djalma Marques a vacina da febre amarela é disponibilizada duas vezes por semana, todas as terças-feiras e quintas-feiras,

Redação: E nas demais unidades de saúde?

Entrevistada: Cada unidade de saúde tem a sua rotina, tem unidade de saúde que é na segunda-feira, na terça-feira, na quarta-feira etc. então vai da rotina de cada unidade, e a população tem que saber os dias da rotina, e procurar a vacina no dia que ela é aberta.

Redação: Por que a vacinação só ocorre em alguns dias específicos da semana?

Entrevistada: A vacina da febre amarela tem um prazo de validade muito curto, apenas de oito horas, e é por isso que a gente só abre uma vacina em dias específicos, para não perde dozes.

Redação: E quem mesmo assim quiser se vacinar, o que tem que fazer?

Entrevistada: Agora no maranhão, nós não temos o vírus circulando e por isso nós não temos que fazer campanha, mas quem quiser tomar a vacina, deve procurar a sua unidade de saúde mais próxima, portando cartão de vacina e o cartão dos SUS, que os profissionais vão analisar a necessidade ou não de tomar a vacina.

Redação: Após tomar a primeira dose, há a necessidade de tomar mais dozes?

Entrevistada: Não, agora a vacina é dose única, se a pessoa tomar uma vez, ela está imunizada pelo resto da vida, pois como se trata do vírus atenuado da febre amarela, a própria pessoa vai criar anti-corpos necessário para combater a doença. (Victor Carvalho da Redação do Agora)

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post:

Data: 27/01/2018

Visitas: 1503

Palavras-chave: VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA EM SANTA INÊS ESTÁ DISPONÍVE4L EM CASOS ESPECIAIS

Fonte: Victor Carvalho da Redação do Agora

Big Systems
5742574 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 22 do mês 01 de 2020