• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - OITO POVOADOS RETORNAM O DOMICILIO ELEITORAL PARA SANTA INÊS E ELEVAM O NÚMERO DE ELEITORES PARA ESTE ANO PARA 53.043

OITO POVOADOS RETORNAM O DOMICILIO ELEITORAL PARA SANTA INÊS E ELEVAM O NÚMERO DE ELEITORES PARA ESTE ANO PARA 53.043

O que no último pleito eleitoral foi motivo de muita discussão e revolta por parte de alguns moradores de oito povoados, que fazem parte da zona rural de Santa Inês quando foram surpreendidos com a mudança de domicilio eleitoral através, de uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral, acaba de ser revertido  e os eleitores desses oito povoados voltarão a votar no município de Santa Inês.

ENTENDA O QUE ACONTECEU

Em Junho de 2016, o então chefe do poder executivo municipal de Santa Inês, que protagonizou inúmeros casos negativos que foram notícias até nacionalmente, através de seus advogados informaram ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que oito povoados da zona rural de Santa Inês, não pertenciam à área geográfica de Santa Inês e sim eram pertencentes ao município de Altamira do Maranhão. Desta forma os eleitores desses oito povoados foram levados a votar em outra zona eleitoral, esta pertencente ao município de Altamira. Já em outubro de 2017 o município, já com outra administração, desta vez responsável e preocupada com o destino dos moradores desses povoados que sempre fizeram parte da área geográfica de Santa Inês, por meio de um requerimento do Poder Legislativo Municipal, encaminhado à Justiça Eleitoral, solicitou que os oito povoados fossem reintegrados ao município de origem que sempre foi Santa Inês. Por vários motivos, pois em todos os povoados já existiam benfeitorias executadas pelo poder executivo como escolas, postos de saúde e etc. A justiça Eleitoral juntamente com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, (IBGE) e o Instituto Maranhense de estudos Socioeconômico, (IMESC), determinaram que os oito povoados fossem imediatamente reintegrados a área geográfica pertencente ao município de Santa Inês.

VEJA QUAIS SÃO OS OITOS POVOADOS

São João dos Crentes, Santa Cruz, Bom Jesus, Ladeira do Gato, Barro Branco, Três Satubas Boa Vistinha e Bom Futuro. Com os povoados devidamente reintegrados ao município de Santa Inês, para a eleição já deste ano, em outubro, estão aptos a votarem 53.043 eleitores, divididos em 249 sessões eleitorais.

Em conversa com a equipe de jornalismo do AGORA, o analista judiciário do Fórum Eleitoral de Santa Inês, Francisco de Assis Júnior, enfatizou que já começaram as visitas aos locais de votação e que está esperando a chegada de 240 urnas eletrônicas no final deste mês.

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Politica

Data: 13/06/2018

Visitas: 203

Palavras-chave: OITO POVOADOS RETORNAM O DOMICILIO ELEITORAL PARA SANTA INÊS E ELEVAM O NÚMERO DE ELEITORES PARA ESTE ANO PARA 53.043

Fonte: Da Redação

Big Systems
3390527 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 25 do mês 06 de 2018