• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - Como deve ser o café da manhã?

Como deve ser o café da manhã?

No meu dia a dia profissional é muito frequente atender pessoas que tem dificuldade na primeira refeição, uns porque não consomem nenhum alimento, outros porque comem em excesso ou consomem alimentos errados no café da manhã, mas como deve ser o café da manhã ?

O café da manhã é essencial não só porque é a primeira refeição, mas também pelo fato de se passar em media 12 horas em jejum. Portanto é a hora ideal para ingerirmos alimentos ricos em vitaminas, minerais e proteínas, uma vez que o período da manhã é onde tudo começa e o organismo já está pronto pra absorver esses nutrientes

Do contrário, o que tenho visto com muita frequência é o consumo de alimentos ricos em açúcar, como doces, refrigerantes outros carboidratos refinados e alguns até intitulados cereais matinais, biscoitos, bolos, porém o mais comum  é o querido trio do dia- a -dia brasileiro: pão com leite e café (com açúcar). A maioria desses alimentos além de serem altamente engordativos, são alimentos de caloria vazia, pois não contém os nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo

Além disso, no período da manhã, nós temos a liberação dos  hormônios cortisol e insulina   que contribuem  para transformação do excesso de carboidratos  em gordura, além disso, o consumo desses alimentos gera cansaço e colaboram para o excesso de fome no final do dia. 

Enquanto dormimos o organismo faz um processo de faxina chamado desintoxicação, por isso a importância de consumir os alimentos certos e quebrar o jejum com um copo de água ou chás específicos para a necessidade da pessoa.

E quanto ao time de pessoas que não consomem nenhum alimento no período da manhã? Isso é algo desaconselhado pois o corpo precisa de energia para as primeiras atividades e corre o risco de a pessoa sofrer uma queda de glicemia, porem há pessoas que são adeptas e que se sentem bem com o jejum matinal e isso é algo bastante individual e dependendo do padrão alimentar do indivíduo pode não ser um problema.

O que comer no café da manhã, varia para cada indivíduo e de acordo com seu estado de saúde, necessidades energéticas, hábitos, dentre outras variáveis, que devem ser avaliadas de forma individual por um profissional nutricionista.

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 12/09/2018

Visitas: 53

Palavras-chave: Como deve ser o café da manhã?

Fonte: Por Aldenora Fernandes

Big Systems
3710258 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 25 do mês 09 de 2018