• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO É O MAIS NOVO CURSO SUPERIOR DO IFMA, CAMPUS DE SANTA INÊS

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO É O MAIS NOVO CURSO SUPERIOR DO IFMA, CAMPUS DE SANTA INÊS

O Curso Superior em Engenharia de Computação a ser implantado no campus Santa Inês, a partir de 2019, foi apresentado em reunião ordinária do Conselho Superior (Consup) do Instiuto Federal do Maranhão (IFMA) na última quarta-feira (31), em São Luís. A defesa do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) para implantação do curso foi apresentada pela PROEN aos conselheiros do CONSUP, que foram favoráveis à criação do curso. Contou com a participação dos professores do campus: Emanuel Cleyton Lemos, Anderson Meireles e o Diretor-Geral, Professor Aristóteles de Almeida Lacerda.

A ideia da criação do curso para essa região, partiu da consulta pública para verificar o interesse da população no Curso Técnico em Informática, ampliando a visão da verticalização, e assim, buscar meios que chegassem a construção do PPC do referido curso.

O IFMA – Campus Santa Inês oferecerá o primeiro Curso de Bacharelado em Engenharia de Computação, na modalidade presencial/regular, da região do Vale do Pindaré. A forma de ingresso no curso será por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), transferência interna/externa, vagas para graduados, transferência ex officio, nos turnos vespertino e noturno. Possuirá uma carga horária de 3.915 horas, distribuídas no período de 05 (cinco) anos, devendo ser integralizada no prazo máximo de 10 (dez) anos, ofertando anualmente 40 vagas no primeiro semestre de 2019.

De acordo com um dos elaboradores do PPC, prof. Emanuel, “foi bom estar neste momento! Acreditamos ser um momento único para o IFMA, em especial campus Santa Inês, bem como para toda a região. Sendo o primeiro curso de Engenharia da Computação do interior do Maranhão gratuito, estamos dando oportunidade a muitos esudantes do interior de nosso estado. Visamos atender a demanda da região e fomentar o desenvolvimento tecnológico”.

Conforme consta no Projeto Pedagógico do Curso, “a Engenharia de Computação é uma das profissões que está incluída nesse nicho de habilitações que tem grande capacidade de gerar produtos de alto valor agregado por se tratar de uma modalidade que fornece aos egressos conhecimentos fundamentais em física, estatística, matemática e informática, com habilidades técnicas e analíticas quantitativas da educação em engenharia”. O curso tem por objetivo geral, formar engenheiros de computação criativos, que saibam trabalhar em equipe, aptos a desenvolver funções no campo de trabalho, com reconhecida competência técnica e ética, capazes implantar soluções tecnológicas e de se tornarem disseminadores de uma nova cultura de utilização da tecnologia, em todos os espaços possíveis, tendo responsabilidades com a sociedade onde está inserido. O projeto pedagógico do curso de Engenharia de Computação foi fundamentado em princípios onde o compromisso construtivo deve estar presente em todas as atividades curriculares, criando as condições necessárias para o permanente processo de educação continuada, evidenciando a importância da iniciação à prática da pesquisa e ao envolvimento com a extensão, como forma de difusão do conhecimento.

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: A-Cidade

Data: 07/11/2018

Visitas: 175

Palavras-chave: ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO É O MAIS NOVO CURSO SUPERIOR DO IFMA, CAMPUS DE SANTA INÊS

Fonte:

Big Systems
3895672 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 14 do mês 11 de 2018