• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - ESTEATOSE HEPÁTICA EM IDOSOS

ESTEATOSE HEPÁTICA EM IDOSOS

A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é um achado cada vez mais frequente na clínica médica, e se caracteriza pelo acúmulo de gordura no tecido hepático, compreende desde a esteatose simples até a esteato-hepática, que já é uma inflamação.

É uma patologia assintomática, atinge 20 a 40% da população,  principalmente nos países industrializados, entre 40 e 60 anos de idade, mais incidente nos homens, que em mulheres, e em pacientes diabéticos, obesos, dislipêmicos, e com síndrome metabólica.

Sintomas clínicos incipientes e vagos podem estar associados: desconforto distensão abdominal, mal-estar, fadiga, cansaço.

As ezimas hepáticas podem está elevadas, nos exames de imagens, a ultrassonografia é a mais sensível. Sempre na presença de lesão no fígado, o primeiro diagnóstico deve ser com esteatose-hepatite alcoólica, mas pensa-se também no uso de drogas, virais, Doença de Wilson, hemocromatose, déficit de alfa-antitripsiania, e a hepatite autoimune.

O tratamento da esteatose hepática passa primeiro pela prevenção, reduzir gradualmente o peso, controlar o diabetes, fazer atividade física, controlar a alimentação, principalmente o consumo de bebidas alcoólicas, e reduzir não só a ingesta de gordura, mas sim de carboidratos que são os verdadeiros vilões da esteatose.

Os casos graves podem evoluir para cirrose ou para carcinoma hepático.

Seguindo o tratamento adequado, (a medida mais eficaz para controlar a esteatose é emagrecer) o paciente tem altas chances de regredir o quadro de gordura no fígado. Por isso  a importância desse diagnóstico precoce, principalmente nos idosos.

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 24/11/2018

Visitas: 128

Palavras-chave: ESTEATOSE HEPÁTICA EM IDOSOS

Fonte: Por Dra. Marta Pinheiro Barros

Big Systems
4875045 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 25 do mês 08 de 2019