• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - ATRASOS OU CANCELAMENTOS DE VOOS

ATRASOS OU CANCELAMENTOS DE VOOS

Final de ano, período que maioria das pessoas aproveitam as férias para viajar, consequentemente é o período em que mais se ver problemas nos aeroportos por atraso, ou cancelamento de voos. O que torna frustrante ao consumidor que se depara com essa situação, mesmo que o motivo de sua viagem seja profissional, familiar ou pessoal, pois o objetivo é chegar o quanto antes no destino desejado.

Se você foi vítima de um voo com atraso superior a 4 (quatro) horas, ou o voo foi cancelado ou houve perda a conexão, você tem direito a ser indenizado pela companhia aérea.

Nesses casos, as companhias aéreas fazem o possível para não pagar a indenização. É aí que você tem que persistir sobre seus direitos, pois a partir do momento em que uma companhia aérea deixa de cumprir com o serviço oferecido, a mesma estará violando os direitos do consumidor.

No Brasil, temos a resolução nº 141/2010, onde diz que, em casos de cancelamento, atrasos de voo e preterição de embarque, o passageiro que aparece para embarque tem direito à assistência material para que seu desconforto seja reduzido. A assistência é contada do momento em que ocorreu o cancelamento, atraso ou preterição de embarque e refere-se à comunicação, alimentação e acomodação. Ela é oferecida de acordo com o tempo de espera do passageiro:

•    A partir de 1 (uma) hora: é oferecido ao passageiro acesso a telefone e internet;

•    A partir de 2(duas) horas: além de acesso a telefone, o passageiro tem direito ao voucher para se alimentar no aeroporto;

•    A partir de 4 (quatro) horas: acomodação ou hospedagem (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação. Mas se o passageiro estiver no aeroporto da cidade em que mora, a empresa oferecerá apenas o transporte para a residência do mesmo e desta para o aeroporto;

•    Mais de 4 (quatro) horas (ou a empresa já tenha ciência de que o voo atrasará esse tempo), ou houver cancelamento de voo ou preterição de embarque: nesse caso, além da assistência material, a companhia terá que oferecer opções de reacomodação sem custo em outro voo ou reembolso integral da passagem. Os funcionários não informam, mas você pode optar também por ser reacomodado no voo de outra companhia.

Quando se refere à Voos Internacionais, você tem o prazo de até 2 (dois) anos para reclamar, nos Voos Nacionais o prazo é de até 5 (cinco) anos.

A companhia aérea tem o dever de respeitar os direitos do passageiro, por ser uma prestadora de serviços, caso contrário, estará agindo com negligência perante o cliente, causando-lhe violação aos direitos do consumidor.

Creonilde Lopes – Márcio Beckmann Advogados Associados

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 05/12/2018

Visitas: 65

Palavras-chave: ATRASOS OU CANCELAMENTOS DE VOOS

Fonte: Creonilde Lopes – Márcio Beckmann Advogados Associados

Big Systems
3998021 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 12 do mês 12 de 2018