• Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - DROGAS ILÍCITAS NA TERCEIRA IDADE

DROGAS ILÍCITAS NA TERCEIRA IDADE

O abuso de drogas na Terceira Idade, cresce de maneira assustadora, e em nosso país é um problema subdiagnosticado e subtratado.

Os fatores de riscos mais frequentes para esse abuso em idosos, são: o isolamento social (viver sozinho, ou sem parceiro), baixa condição social, grande quantidade de medicação e poliformácia.

As principais drogas usadas pelos idosos são o álcool, a nicotina, maconha, cocaína, heroína, haxixe, crack. O abuso dessas substâncias ilícitas é muito mais frequente nos grupos de criminosos.

Os idosos em relação ao problema com o álcool, são geralmente de duas origens: os que tinham na vida adulta e mantiveram o seu padrão após 60 anos (2/3) e aqueles que já começaram o abuso na terceira idade. (1/3)

Muitas vezes os idosos utilizam o álcool como automedicação, no sentido de aliviar dores físicas e emocionais, e não se deve esquecer que dos 100 medicamentos mais prescritos para os idosos, a maioria interagem com o álcool.

O crack é uma droga extremamente viciante. Chega ao Sistema Nervoso Central em 10 segundos, causando grande euforia seguida de intensa depressão. A cocaína age de forma parecida, porém mais lenta. O uso prolongado dessas substâncias causa Acidente Vascular Cerebral (AVC) atrofia cerebral e convulsões.

O tratamento desses idosos pode ser feita de maneira compulsória, que é mais rara, porque a inclusão desse idoso deve ser precedida de consentimento expresso do idoso, ou do interessado. Pois ninguém pode ser submetido contra a sua vontade a nenhum tratamento.

Os programas para tratamento podem ser prestados pelo Poder Público, governos municipais ou Estaduais, ou Federal, por meio de entidades públicas ou privadas que arcam com os custos do tratamento.

Se você é um idoso que precisa de ajuda, ou mora com um idoso que está viciado em alguma substância química, procure ajuda. Tanto o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) como a UBS ( Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência podem ajudar.

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 22/12/2018

Visitas: 23

Palavras-chave: DROGAS ILÍCITAS NA TERCEIRA IDADE

Fonte: Por Dra. Marta Pinheiro Barros

Big Systems
4129247 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 18 do mês 01 de 2019