/Cidade
21/09/2011 17h04

Joaquim Haickel pode ser opção em Santa Inês, diz blog da capital

Joaquim pode unir grupos Cabral e Bringel

As forças políticas municipais começam a se movimentar de olho nas eleições do ano que vem. Em Santa Inês, um dos maiores municípios do Maranhão e o maior da macrorregião do Pindaré, as candidaturas começam a surgir.

Os dois grupos mais fortes no município são, de um lado o liderado pelo prefeito Robert Bringel e pelo ex-prefeito Valdivino Cabral, e de outro o que é comandado pelo deputado federal e eterno candidato a prefeito Ribamar Alves. Existem também outras importantes forças políticas na cidade, como os empresários João Rolim e Nono Ferreira, sempre lembrados como potenciais candidatos a prefeito.

As coisas parecem estar se encaminhando para uma vitória de Ribamar Alves, uma vez que ao que tudo indica o prefeito e o ex-prefeito não estariam se entendendo quanto a escolha, em comum, de um candidato de seu grupo.

O primeiro tende a apoiar o seu secretário de Obras, Nicolau Miranda, enquanto o segundo está se alinhando à candidatura do empresário Cirino da Drogavida. O nome de consenso que sempre surge nessas horas é do mega-empresário João Rolim, que sempre declinou do convite, optando sempre a apoiar Cabral e Bringel.

Desta vez, quando Bringel não pode mais e Cabral não deseja mais ser prefeito, Rolim seria a opção natural. Acontece que este, mais uma vez, abriu mão da indicação sugerindo um nome que poderá ser de união quase que geral dentro de seu grupo em Santa Inês. Trata-se do ex-deputado e atual secretário de Esportes, Joaquim Haickel.

Uma eventual candidatura de Joaquim, além de agradar muito a governadora Roseana Sarney e a todo seu grupo político, poderia garantir a não ruptura e a permanência hegemônica de Bringel e Cabral no comando em Santa Inês, já que uma das maiores e mais reconhecidas qualidades do ex-deputado é sua extrema capacidade diplomática de aglutinação.

Bem relacionado política e empresarialmente, Joaquim Haickel poderia alavancar oportunidades de investimentos na área industrial e comercial, de transportes, minas e energia, turismo, educação e saúde para a cidade e região.

Há quem veja mais além. Há quem imagine que no caso de uma eventual candidatura de Joaquim Haickel a prefeito de Santa Inês, mesmo que apoiado por Bringel, Cabral e seu grupo, até mesmo o deputado Ribamar Alves, que é amigo particular de Joaquim aceitasse fazer um amplo acordo em prol do município e também fosse apoiá-lo para prefeito.

O aparecimento de nomes como o de Max Barros, Manoel Ribeiro, Chico Martins e agora o de Joaquim Haickel, demonstra que em 2012 poderá haver um importante aumento qualitativo no nível, pelo menos dos próximos candidatos a prefeito do Maranhão. (Do Blog do Décio Sá)

NOTA DA REDAÇÃO
A notícia acima está postada no blog do Décio Sá, um dos mais lidos do Maranhão, entretanto, como o AGORA vem acompanhando os bastidores da política local, com vistas a eleição para prefeito do ano que vem, inclusive tendo ouvido por diversas vezes o empresário João Rolim, duvidamos muito que ele tenha indicado o nome do secretário de Esportes do Estado, Joaquim Haickel, para concorrer à prefeitura de Santa Inês. Seria o mesmo que indicar um vereador de Santa Inês para ser candidato a prefeito de São Luís. Muito embora Joaquim tenha sempre sido votado em Santa Inês para deputado, mas esses votos nunca passaram de em torno de 500 por eleição.

Outro fator que não o credenciaria como candidato é o de que o mesmo nunca tenha investido suas emendas ou outros benefícios enquanto deputado, para Santa Inês. O fato de ser amigo deste ou daquele político ou empresário, não seria currículo suficiente para fazê-lo prefeito de Santa Inês.

Trata-se de uma pessoa correta, politicamente importante para o Estado, etc. Mas, duvidamos muito que o empresário João Rolim tenha sugerido o nome de Haickel para ser candidato a prefeito de Santa Inês, como solução de “acomodar” um desconforto político que é notório entre Cabral e Roberth. Ademais, o PV de Cabral e João Rolim já fechou com Sirino da Drogavida, conforme matéria e cópia da filiação deste, publicadas nesta página.