/Dicas do Coração
14/05/2011 12h47

E novamente o vinho

Já é bem sabido que o vinho faz bem a saúde . Alguns  estudos já concluíram que que quem bebe vinho tinto regularmente reduz em 35% o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Nos Estados Unidos ele passou a fazer parte do cardápio da Universidade Johns Hopkins. Com a continuação das pesquisas, verificaram que o vinho não era benéfico apenas para o coração. Pois é , segundo alguns desses pesquisadores ,  o vinho pode combater diversos tipos de vírus, bactérias, câncer, doenças degenerativas e males decorrentes do envelhecimento. Haja visto que o vinho possui perto de 200 compostos fenólicos, substâncias que agem como antioxidantes e antiinflamatórios, sendo a resveratrol a mais importante delas. Ela  é produzida naturalmente pela videira para proteger os cachos de uva dos fungos e da umidade. Possivelmente a resveratrol inibe o desenvolvimento de tumores, protege os neurônios, é um forte antioxidante, combate vírus e é um potente antiinflamatório . Ele é  encontrado principalmente na casca e nas sementes das uvas. Principalmente  nos vinhos  tintos franceses feitos com uva tannat. Ele quase não existe nos vinhos brancos e nos espumantes.O  vinho faz bem a saúde , mas lembre-se de que tudo em excesso pode ser ser ruim. Beba com moderação. E solicite orientação do seu médico.