/Editorial
11/01/2012 12h05

Santa Inês, o município que encolheu?

O que parecia apenas uma hipótese ganha a cada dia mais força e poderá se transformar em um pesadelo para o município de Santa Inês. Segundo vem alertando desde o ano passado o Jornal AGORA Santa Inês, o município pode “encolher” em centenas de quilômetros quadrados e perder para Bela Vista e Altamira do Maranhão.

Cerca de 7 mil habitantes. O Tribunal de Justiça do Estado decidiu a favor da incorporação dos povoados de São José do Aterrado, Juçaral do Capistrano, Muriçoca, São João dos Crentes, Bom Jesus e Campo Novo entre outros, aos municípios de Bela Vista e Altamira. Os moradores desses povoados não querem nem saber de pertencer a outro município que não o de Santa Inês, porém, isso não é tão fácil assim. Para tentar reverter a situação, a Câmara Municipal de Santa Inês no ano passado comprou parte da briga e realizou diversas sessões itinerantes em alguns povoados afetados. Levou uma comissão a São Luís para discutir com as autoridades competentes o que fazer. Da mesma forma, trouxe a Santa Inês técnicos e entendidos em redivisão territorial no Maranhão. Tudo parece ter dado em  NADA. Por último, a prefeitura de Santa Inês, a mais prejudicada juntamente com a população, caso o município perca mesmo tais povoados, deliberou entrar também na luta e determinou aos advogados contratados, uma batalha sem tréguas.Conseguiu no Tribunal de Justiça uma liminar que favorece o município de Santa Inês em abril do ano passado, mas o fato, até o presente momento, não deu em nada. O tempo corre a favor dos que querem ficar com quase a metade do território do município de Santa Inês, tendo, até o momento.

O IBGE como aliado. Porém, não se deve cruzar os braços e esperar pelo pior. A Sociedade Civil de Santa Inês, através de suas instituições, podem se unir ao Executivo e ao Legislativo Municipal e tentar virar o jogo.

O QUE PERDEMOS?
Para quem não está nem aí para o assunto, ou não sabe o que o município pode perder com essa decisão, é bom saber que além da perda territorial de centenas de quilômetros, da diminuição do tamanho da população em ao menos 7 mil habitantes, vem agregado a isso, perda no Fundo de Participação e outros recursos federais, estaduais e municipais, além das obras que foram feitas nesses povoados em vários governos municipais, muito e principalmente nos mandatos do atual prefeito Roberth Bringel. São escolas, postos médicos, estradas e outros benefícios que de cara, deixam de pertencer ao município de Santa Inês, contabilizando um prejuízo enorme para os cofres municipais.

À reboque de tudo, um prejuízo que parece não fazer muita falta para os políticos; milhares de votos com os quais os candidatos a vereador e principalmente a prefeito, não precisarão se preocupar.

O Tribunal Regional Eleitoral por certo revisará para baixo, o número de eleitores cadastrados como sendo de Santa Inês. Infelizmente esse é o quadro atual, mas que parece não incomodar muita gente.