/Geral
23/11/2011 17h03

Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil

Estimular ações educativas e preventivas, além de promover debates sobre políticas públicas são alguns dos objetivos do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, instituído através de lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2008. De acordo com o texto publicado no Diário Oficial da União, a data também deverá servir para ampliar a divulgação dos avanços científicos no combate à doença, além de “apoiar as crianças com câncer e seus familiares”.

Se para um adulto já é difícil enfrentar o câncer, imagina para uma criança que não sabe direito o que está acontecendo? É uma fase muito dolorosa e difícil, pois o paciente tem que, muitas vezes, em razão do tratamento, se afastar do convívio familiar, escolar e social. A possibilidade eminente da morte além das alterações físicas em razão das sequelas do tratamento castiga o doente e todos que convivem ao seu lado.

Hoje, dia 23 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil o Ministério da Saúde ainda constata que o câncer é a doença que mais mata crianças de 0 a 5 anos e a primeira causa de morte por doença em crianças de 05 a 18 anos.