20/04/2011 16h55
Operação Estivas apreende mercadorias roubadas em várias cidades do PI e MA
Operação da Polícia Federal do Piauí apreendeu mais de R$ 1,5 milhão em carga roubada no Maranhão. Entre as apreensões estão cerca de 500 fornos microondas, peças de confecções, material para fabricação de calçados e até veículos. Armas também foram apreendidas com os suspeitos detidos. A polícia ainda fará o balanço da operação. Apenas na manhã da última sexta-feira foram presas 18 pessoas, a maioria nordestinos e cumpridos todos os mandatos de busca e apreensão. A apreensão é parte da Operação Estivas, deflagrada a sete meses e que vem monitorando quadrilhas interestaduais que agem nos estados do Maranhão, Ceará, Piauí, Alagoas, Pernambuco, Pará e São Paulo. A Operação Estivas prossegue pelos próximos três meses. Um total de 80 homens integram as equipes de operação. Destes, agentes da Polícia Federal maranhense dos interiores, que atuam na execução dos trabalhos.
Os presos devem ser interrogados durante a semana, mas, para a polícia, há provas suficientes do envolvimento destes com as quadrilhas especializadas em roubo a carga. Ouvimos testemunhas, comparamos as rotas e fizemos vigilância nos pontos onde os roubos costumavam ocorrer, disse o delegado regional executivo da PF do Piauí, José Olegário Nunes. Em depoimentos, os suspeitos negaram participara do esquema, mas não souberam explicar a origem das mercadorias apreendidas. Segundo delegado, o esquema da quadrilha consistia em monitorar os carregamentos, interceptá-los e após proceder o roubo. Um integrante do bando era encarregado desta função, enquanto outro ficava à espera da carga para a entrega das notas fiscais frias. Toda a carga roubada era transferida a outro caminhão, adulterado e fruto de roubo.
A polícia não tem ainda o número de integrantes da quadrilha. Quanto as rotas, estas eram escolhidas de acordo com a movimentação. O delegado explica que, as estradas maranhenses são, geralmente, rota de passagem de caminhoneiros, em sua maioria vindos do Ceará, de onde são provenientes a maior parte do material apreendido e onde estão os receptadores. Materiais foram apreendidos nos municípios maranhenses de Imperatriz, Bacabal, Santa Inês, Açailândia, Sítio Novo do Maranhão e Presidente Dutra. Nesta última foi apreendido o carregamento de fornos microondas. Foram presos o motorista e o responsável pela emissão das notas fiscais falsas que aguardava o carregamento, mas foi surpreendido pela polícia. As vistorias por vezes não são tão minuciosas e estas quadrilhas acabam conseguindo passar sem serem fiscalizadas,justifica o delegado.
A quadrilha monitorada pela Operação Estivas age nos estados do Norte e Nordeste. Atuam no roubo de todo tipo de carga e o destino, segundo a polícia, são lojas de varejo em cidades do Nordeste. Entre os envolvidos estão empresários, contadores e suspeitos reincidentes já conhecidos da polícia com passagem por roubo e receptação. Os detidos podem responder por roubo, formação de quadrilha, receptação de produto roubado, cujas penas chegam a 12 anos para cada crime. A Operação Estivas tem por objetivo desbaratar uma quadrilha especializada em roubos de cargas em rodovias federais do Norte e Nordeste. São procurados assaltantes, receptadores, falsificadores e pessoas que financiavam o crime, como empresários e contadores.