/Política
08/03/2013 14h54

SEBRAE Maranhão deu continuidade esta semana à série de encontros de prefeitos eleitos e reeleitos

Prefeito de Santa Inês agradece ao presidente do Sebrae, Cláudio Azevedo, pela realização do Encontro de Prefeitos da região

Encontros  regionais de sensibilização dos novos prefeitos eleitos e reeleitos no  Maranhão foram realizados pelo Sebrae esta semana. A missão esteve reunida com os gestores  municipais das regiões do Vale do Pindaré, Litoral Ocidental a Alto  Turi-Gurupi, em Santa Inês (dia 05) e da região do Médio Mearim, em  Bacabal (dia 06). Vinte e dois prefeitos estiveram presentes nos dois  eventos, além de secretários municipais e vereadores dos municípios  convidados.

Dentre os assuntos debatidos no encontro, a implementação da Lei Geral  da Micro e Pequena Empresa esteve no foco das conversas, em especial,  o apoio que o Sebrae oferece às prefeituras que assumirem o  compromisso de aprovar e implementar a Lei em seus municípios. ” A implementação da  Lei  Geral  ajuda a desenvolver os municípios  através do incentivo aos pequenos negócios, que atualmente, são  responsáveis por cerca de 99% das vagas de trabalho em todo o Brasil”,  destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e Secretário  de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo.

O encontro procura esclarecer ainda que, com a regularização das micro  e pequenas empresas nos municípios, as compras governamentais das  prefeituras podem ser feitas em sua própria cidade, gerando divisas  aos negócios locais e aumentando a arrecadação fiscal das gestões  municipais.  ”A Prefeitura que compra em Santa Inês, deixa o dinheiro em Santa  Inês; a prefeitura que compra em Bacabal está gerando emprego e renda  em Bacabal”, enfatizou Azevedo.

Como parte da programação do evento, os gestores municipais assistiram  à palestra do ex-prefeito de Gramado (RS), Pedro Bertolucci, que  compartilhou a experiência de ter transformado a cidade onde foi  prefeito por dezoito anos em um dos maiores polos turísticos da região  Sul do Brasil. “A minha presença neste encontro é para mostrar aos  prefeitos maranhenses que é possível crescer empreendendo, apoiando os  pequenos negócios e envolvendo a comunidade nas conquistas da cidade”,  observou o gaúcho.

SANTA INÊS
Em Santa Inês, o prefeito anfitrião Ribamar Alves, deu as  boas vindas aos convidados e falou da importância do encontro para o  crescimento da região, que tem como base da economia o comércio, onde  é registrada grande contribuição das micro e pequenas empresas para a  geração de postos de trabalho formais e informais. “É um dos motivos  para o nosso desejo de aprofundar nossas relações com o Sebrae;  sabendo que é possível apoiar os pequenos empreendedores e aumentar a  circulação de receita em nossa cidade”, analisou o prefeito.  Durante o evento, o Sebrae premiou e certificou o prefeito de  Carutapera, Amin Quemel, por ter implementado a Lei Geral em seu  município ainda em 2012. “É um reconhecimento pelo esforço que a  Prefeitura fez para aprovar e implementar a lei, que requere muitas  mudanças no perfil da gestão municipal; mas que é possível fazer e  melhorar a vida dos nossos cidadãos”, declarou Amin, que recebeu  troféu e certificado.

BACABAL

Gerente do Sebrae em Bacabal, Graça Fernandes, apresenta portifólio de projetos no Médio Mearim

No encontro do Médio Mearim, o Sebrae apresentou alguns projetos de sucesso em andamento nos 26 municípios da região. A  gestora da unidade regional da instituição em Bacabal, Graça Fernandes  destacou que o Sebrae atua de acordo com a vocação econômica de cada  localidade, elaborando os projetos e capacitando os produtores  envolvidos.  As potencialidades dos municípios e as parcerias institucionais foram  o motor dos debates, onde os prefeitos tiveram a oportunidade de falar  sobre as dificuldades enfrentadas por cada gestão, e muitos  colocaram-se à disposição das equipes do Sebrae para a viabilização da  implementação da Lei Geral.  ”O Sebrae se coloca como parceiro para orientar e incentivar os  administradores municipais que queiram fazer a adesão à Lei”,  ressaltou Cláudio Azevedo. “E os resultados vistos nos municípios que  implementaram a Lei são vistos imediatamente, num benefício de mão dupla que é notado pela população e também pela gestão”, encerra. Ainda no Médio Mearim, a prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, e o prefeito de Lago Verde, Raimundo Almeida, receberam o reconhecimento do Sebrae pela implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa em seus municípios em 2012.

“O Sebrae é um parceiro que faço questão de ter ao nosso lado para sempre, por ter a certeza de que o apoio aos pequenos negócios é a mola que vai impulsionar o crescimento de nosso município”, assegurou Maura Jorge. “Agradeço ao Sebrae por estender a sua mão à nossa gestão”, destacou a prefeita.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Cláudio Azevedo, fala das vantagens de implementar a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos municípios