29/10/2011 11h48
Feira de Literatura foi realizada com sucesso em Alto Alegre do Pindaré
![]() |
| Apresentação do Coral do Saber emocionou público na Praça Padre André |
A I Feira de Literatura Maranhense que aconteceu entre os dias 24 e 26 últimos encerrou-se como o esperado pela Prefeitura Municipal de Alto Alegre do Pindaré, que realizou o evento através das secretarias de Educação e de Cultura. A Feira uniu em um só evento várias atividades artísticas e exposição na Casa da Cultura com as obras do escritor Josué Montello.
A I Feira da Literatura contou com a participação de uma equipe da Fundação Josué Montello, que fez uma descrição das mais de 100 obras do poeta e escritor maranhense. A equipe da fundação presenteou o município com um kit de livros contendo várias obras do autor que foi entregue ao prefeito municipal Atenir Ribeiro e à secretária de Educação Régina Galeno.
![]() |
| Cantor César Teixeira fez show de abertura da feira |
No dia 26, no Teatro Municipal, aconteceu a grande final do Recit´Alto, onde o primeiro lugar e o titulo de melhor interprete ficou com o aluno Esaú Clemer do CEB Sebastião Sudário Brilhante , com o poema “Esperança de um desejo”, o segundo lugar com o aluno Pedro Henrique com o poema “Educação” do Povoado Mineirinho e o terceiro lugar com a aluna Alice com o poema “Meio Ambiente” também do Povoado Mineirinho. Os três finalistas receberam troféus, além de kits com livros de literatura.
Praça Padre André foram realizadas oficinas, roda de leitura, brincadeiras, exposição de livros, shows com o cantor Cesar Teixeira e Banda, Banda Mofina, Banda Subversos, e contou ainda com a apresentação do Coral do Saber e o grupo de capoeira “Faça Capoeira, Não Use Drogas”, que são projetos desenvolvidos pelo CMDCA, em parceria com a Prefeitura Municipal e Vale.
No encerramento a secretária Régina Galeno parabenizou a todos pelo evento e agradeceu pela participação. “Foi com muita alegria que vimos nossos alunos e a comunidade aprendendo em vários espaços diferentes, tivemos oficinas acontecendo em praça pública, justificando que em todo lugar o conhecimento acontece, basta à disponibilidade para o outro”, afirmou a secretária.
A realização da Feira teve o apoio cultural do Programa BNB Cultural, através do Banco do Nordeste e do Governo Federal, Prefeitura Municipal, Governo Estadual através da Secretaria de Cultura, além de outros apoiadores locais. (Da redação, com informações: blogdoalto. Fotos: Civaldo Lopes)

