/Regional
30/07/2011 12h06

Pindaré comemorou 88 anos com festa e inaugurações

O município de Pindaré comemorou seus 88 anos de emancipação política na última quinta-feira (28). A programação teve início dia 27, com a apresentação do show católico Pindaré em Santidade. Na quinta-feira, dia do aniversário da cidade, a prefeitura local promoveu a inauguração de um complexo esportivo no município, dotado de pista de atletismo, playground, ginásio de esportes, dois campos de futebol de areia, além de urbanização paisagística e circuito inteligente.

A cerimônia de inauguração do complexo, marcada para as 16 horas, teve início às 18:30, ao som da banda marcial do município. Logo após o hasteamento das bandeiras e execução dos hinos, o prefeito Henrique Caldeira Salgado (PDT), o deputado e secretário das Cidades, Pedro Fernandes (PTB) e o secretário de obras e urbanismo, Israel Santos, fizeram o descerramento da placa inaugural do complexo, que ainda recebeu as bênçãos do padre Edmundo Monteiro.

À noite, fechando as comemorações de 88º aniversario de Pindaré, apresentaram-se bandas regionais e, para fechar a programação, a população presente participou de grande show com a banda de forró Moleca 100 Vergonha.

A cidade
Com uma população estimada 31.145 habitantes (IBGE/2010), com uma bela paisagem e com seu imponente Engenho Central, antiga fábrica de açúcar; tem também uma árvore que está repleta de bichos preguiça (mais conhecida como pau da paciência); além de sua rica cultura, Pindaré também é conhecido como terra da tapiaca e do mandubé, que fazem parte dos pratos mais apreciados pelos moradores daquela cidade, que tem um rio próprio com existência de uma variedade de peixes. O carnaval e as festas juninas são épocas em que a cidade mais recebe turistas. Pindaré é ligada a Santa Inês pela MA-320, além de fazer limite também com Monção e Bom Jardim.


Momento de inauguração do complexo “Henrique Salgado”


A banda marcial iniciou sua apresentação no meio da tarde e
teve de aguardar até à noite para a abertura da cerimônia