• Agora Santa Inês - camp
  • Agora Santa Inês - camp
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - ENFERMEIRA DE SANTA INÊS GANHA DESTAQUE EM LIVRO CIENTÍFICO

ENFERMEIRA DE SANTA INÊS GANHA DESTAQUE EM LIVRO CIENTÍFICO

O Artigo Científico “HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS NO CONTROLE DE INFECÇÕES HOSPITALARES: revisão bibliográfica”, da enfermeira Alessandra Castelo Branco Abreu Barros, ocupa o 8º capítulo do livro “Assistência de Enfermagem: cuidados visando à saúde de pacientes”, dos organizadores Bruna Cruz Magalhães e Charlyan de Sousa Lima, da editora Alfa Ciência.

O projeto faz parte do trabalho de Conclusão de Curso em Pós Graduação em UTI e Centro Cirúrgico. De acordo com a enfermeira autora, o artigo aborda as principais medidas para o controle e prevenção de infecções hospitalares, onde a higienização das mãos é um dos principais fatores que contribuem para que os índices de infecções diminuam.

“Este fato motivou a realização deste estudo, avaliar as técnicas de higienização das mãos utilizadas para prevenir e diminuir os índices de infecção hospitalar. Trata-se de uma revisão bibliográfica, feita por meio de artigos científicos já publicados nas plataformas de bases eletrônicas, onde foi verificado que a técnica de lavagem das mãos inclui processos simples, usando principalmente água e sabão como modo de diminuir a população microbiana existente nas mãos e busca parar a corrente de transmissão de doenças”, explicou Alessandra no artigo.

O capítulo explica ainda que “a utilização de produtos antissépticos, com base alcoólica, pode minimizar mais ainda os perigos de transmissão, pela redução microbiana ou contribuindo para um aumento na regularidade de higienização das mãos. Um forte instrumento para a prevenção de infecções hospitalares, requer propriedade do conhecimento sobre os benefícios e técnicas certas da lavagem das mãos”.

“É uma grande satisfação para mim, como profissional da área de saúde, ter um artigo publicado em um periódico tão importante. Foi uma pesquisa orientada pela professora Dra. Talita Portela, que exigiu muito esforço, atenção e concentração. O tema foi escolhido a partir da minha vivência e experiência diária no Centro Cirúrgico público e também pela realidade geral de tantos casos de infecções hospitalares causados pelos descuidos da equipe de profissionais durante as cirurgias”, explicou Alessandra. Fonte: Leandro Araújo Alves

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: A-Cidade

Data: 01/05/2021

Visitas: 1112

Palavras-chave: ENFERMEIRA DE SANTA INÊS GANHA DESTAQUE EM LIVRO CIENTÍFICO

Fonte: Leandro Araújo Alves

Big Systems
9411962 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 23 do mês 06 de 2021