• Agora Santa Inês - camp
  • Agora Santa Inês - camp
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - GOVERNADOR FLÁVIO DINO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA SOBRE INSEGURANÇA ALIMENTAR NA CÂMARA MUNICIPAL DE RECIFE

GOVERNADOR FLÁVIO DINO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA SOBRE INSEGURANÇA ALIMENTAR NA CÂMARA MUNICIPAL DE RECIFE

Como forma de reduzir os impactos econômicos e sociais causados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Governo do Maranhão lançou no início de abril o Plano Comida na Mesa, uma estratégia com investimento estadual na ordem de R$ 180 milhões para garantir segurança alimentar e apoio à produção de alimentos da agricultura familiar. O sucesso do programa motivou a Câmara Municipal de Recife a convidar o governador Flávio Dino para apresentar o projeto aos pernambucanos, durante audiência virtual realizada ontem, quarta-feira (12).

COMIDA NA MESA

“O Comida na Mesa é uma resposta ao nível emergencial que a pandemia sublinhou. É claro que essa dimensão emergencial não está afastada da dimensão estrutural. Naturalmente, todos sabem que quando falamos em segurança alimentar estamos falando de combate às desigualdades sociais e regionais. Então, nós temos essas ações emergenciais no plano Comida na Mesa e, ao mesmo tempo, cuidamos de como conseguimos mediante a extensão de serviços públicos, que é o que nós podemos fazer, a realização de obras públicas, para garantir que nós tenhamos a oportunidade de trabalho e renda para nossa população”, explicou o governador.

Dentre os eixos do Comida na Mesa está a ampliação dos Restaurantes Populares. Em 2015, quando Flávio Dino assumiu o mandato, o Maranhão possuía seis restaurantes, todos em São Luís. Agora, já são 55 restaurantes, com a previsão da inauguração de mais 10 ainda em 2021, sendo que estudos estão em andamento para a implementação de mais dois. Em média, são servidas entre 500 e 600 mil refeições por mês. Os restaurantes funcionam também como ponto de compra de produtos da agricultura familiar. “É um prazer mostrar para o povo pernambucano o quanto é extraordinário o fato de eu receber um relatório, todas as noites, e saber que, por dia, entre 15 e 20 mil pessoas jantaram a um real nos nossos Restaurantes Populares. Isso é, realmente, algo que aquece o nosso coração, porque sabemos que essas pessoas provavelmente não teriam alternativas, válidas, possíveis, saudáveis, se não fosse o serviço público, se não fosse uma política pública e nós sabemos que precisamos defender esses espaços e essas visões por sobre aqueles que objetivamente são inimigos do bem-estar da população brasileira”, explicou Flávio Dino.

OBRAS

Outros eixos do programa Comida na Mesa são a distribuição de 600 mil cestas básicas, com a maioria dos produtos oriundos da agricultura familiar, e a distribuição do Vale Gás, que beneficiará 115 mil famílias. Paralelamente, o governo estadual colocou em marcha o Programa Maranhão Forte, que totaliza investimento de R$ 1,6 bilhão em centenas de obras para gerar trabalho. “Nós temos esses dois planos hoje, atuando de modo complementar, de modo sinérgico, para que nós possamos, com isso, tentar suprir lacunas deixadas pelas políticas equivocadas, pelas políticas desastradas, pelas políticas insanas, entronizadas na esfera federal do estado brasileiro. A dimensão subnacional, não pode tudo, não podemos substituir o governo federal. O que podemos fazer é exercer bem as competências que nos cabem e tentar, nesse momento, concentrar esforços, como temos feitos no nosso estado, para conseguirmos compensar e minimizar danos derivados dessa triste página da história da pátria”, completou o governador.

Também participaram da audiência virtual realizada nesta quarta-feira (12): a secretária de Políticas Públicas de Assistência Social da prefeitura de Recife, Ana Rita Suassuna; a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos; além de vereadores, jornalistas e intelectuais.

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Politica

Data: 14/05/2021

Visitas: 228

Palavras-chave: GOVERNADOR FLÁVIO DINO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA SOBRE INSEGURANÇA ALIMENTAR NA CÂMARA MUNICIPAL DE RECIFE

Fonte:

Big Systems
9389527 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 20 do mês 06 de 2021