• Agora Santa Inês - camp
  • Agora Santa Inês - camp
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - Ensaio fotográfico

Ensaio fotográfico "Na parede do tempo"

"Na parede do tempo" é um ensaio fotográfico das telas do artista plástico Joel DuMara, um dos maiores percursores das Artes Plásticas no Estado do Maranhão. DuMara já expôs em grandes Salões de Arte do Brasil e participou de exposições na Europa. O registro do ensaio está sob a responsabilidade do talentoso Adriano Almeida, fotógrafo cearense, que há 10 anos reside em São Luís, e  captando a beleza do Estado do Maranhão e expondo para o mundo, e que, a partir do seu olhar singular e atento aos detalhes propostos, compreendeu e abraçou a ideia com maestria, fazendo do ensaio um balaio da

história e da cultura maranhense. Mais que um ensaio fotográfico, na "Na Parede do Tempo" é um diálogo poético entre Artes Plásticas e os casarões, becos, escadarias e azulejos do Centro Histórico de São Luís. É uma extensão do pensamento de DuMara, que carrega nas suas telas temas como

existência humana, suas mazelas e poder de resiliência, esse sentimento que nos faz caminhar com alegria típica do povo maranhense, aqui retratado através da dança, música, poesia e arquitetura, que, por sua vez, captada pela lente artística de Adriano Almeida, conota um deleite para os espectadores, imprimindo arte através da arte.

Assim, esse ensaio é sobre a arte no tempo e no espaço, sobre a busca pelas respostas e anseios da humanidade, pois a arte é a transfiguração da realidade humana recriada através do espírito do artista. A filosofia especula, a ciência observa, e o artista imagina e fantasia na busca da compreensão do mundo.

A ideia do ensaio fotográfico partiu primeiramente da necessidade do artista em continuar se expressando por meio de sua arte durante período de pandemia corrente, onde o acesso às artes nunca foi tão literalmente audiovisual. Esse projeto também se deu pelo chamado dos olhares ao Centro Histórico de São Luís, para que haja um real “Reviver” por meio de obras de revitalização e maior usufruto desses espaços. Assim, os artistas preenchem as ruas levando essa bela perspectiva ao acesso de todos.

O ensaio fotográfico foi realizado em alguns dos pontos principais do Centro Histórico de São Luís: na escadaria Beco Catarina Mina, na Rua Portugal e na Rua do Giz, considerada a sexta rua mais bonita do Brasil.

 

 

Texto de Marioneide Lima(assessora artística)

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 29/05/2021

Visitas: 45

Palavras-chave: Ensaio fotográfico "Na parede do tempo"

Fonte:

Big Systems
9389502 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 20 do mês 06 de 2021