• Agora Santa Inês - camp
  • Agora Santa Inês - camp
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - Quadrinista maranhense Zilson Costa conta suas inspirações e trabalhos publicados no mercado americano

Quadrinista maranhense Zilson Costa conta suas inspirações e trabalhos publicados no mercado americano

Artista é um dos expositores na Semana de Quadrinhos AQMA

Presente como um dos artistas expositores na Semana de Quadrinhos AQMA, realizada em parceria com o Grupo Volts, o artista maranhense Zilson Costa é um dos expoentes locais com trabalhos no Brasil e no exterior. Na ativa desde 1996, como amador, e desde 2012, como profissional, Costa tem trabalhos publicados nos Estados Unidos, o maior mercado de quadrinhos do Ocidente.

"Desenho desde criança, mas comecei nos quadrinhos após um curso de desenho no Centro de Criatividade Olylo Costa, Filho, ministrado por Rogério Martins”, relembra Costa.

Zilson aponta como suas maiores influências os artistas Jack Kirby, John Buscema, Os Romitas, Jim Lee e Joe Benet, de onde tira inspiração para trabalhos como A Origem de Shazrath, "um super-herói deus da ilha de malta" e a série em quatro volumes Nature Man "uma hq que resgata um personagem de Jerry Siegel, que é um dos criadores do Superman".

 

Ambos são trabalhos com a sua primeira editora americana, a Argo Comics. Já com o Dojo Kun Studio, Zilson Costa lançou a série Siamese. "Também já fiz trabalhos para várias editoras do Brasil e EUA em áreas como lápis, nanquim e cores", conta.

Nestes, Costa atua como ilustrador, mas o artista também tem trabalhos autorais, nos quais ele desenha e roteiriza a história contada, como o super herói Homem-Caveira, que "com seus amigos da Legião Brasileira de Super-Heróis, vive suas aventuras em nossa cidade, São Luís, derrotando super vilões e se esforça pra não tirar notas baixas na escola".

"Também produzi a revista autoral Evil Machines, um material que foi lançado para venda junto com o cd de minha banda de mesmo nome. Na hq, 3 adolescentes vivem no mundo dominado pelas máquinas que é retratado nas canções da banda", destaca o quadrinista.

 

Para ele, a produção de quadrinhos no Maranhão merece receber mais destaque, já que é feita em sua maioria por artistas amadores, que são "grandes artistas espalhados pelo estado, buscando seu lugar". Ao lado destes, nomes como o próprio Zilson, profissionais que trabalham "não só para o mercado estrangeiro como também para o mercado nacional".

A Semana de Quadrinhos AQMA, uma parceria do Grupo Volts com a Associação de Quadrinistas Maranhenses, vai até este sábado, 29, no piso 2 do São Luís Shopping.

 

Fonte: imirante

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 29/05/2021

Visitas: 39

Palavras-chave: Quadrinista maranhense Zilson Costa conta suas inspirações e trabalhos publicados no mercado americano

Fonte:

Big Systems
9389633 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 20 do mês 06 de 2021