• Agora Santa Inês - camp
  • Agora Santa Inês - camp
  • Agora Santa Inês -
  • Agora Santa Inês -
Agora Santa Inês - É Maio Vermelho! Mês dedicado para conscientizar, prevenir e lutar contra o câncer de boca, enfatizando sua gravidade, necessidade de cuidados e diagnóstico precoce.

É Maio Vermelho! Mês dedicado para conscientizar, prevenir e lutar contra o câncer de boca, enfatizando sua gravidade, necessidade de cuidados e diagnóstico precoce.

O câncer bucal é o sexto câncer mais comum no mundo, representando um grande problema de saúde pública, e quando não diagnosticado e tratado precocemente apresenta alta morbidade e mortalidade. Ele é representado em 90% pelo carcinoma epidermóide (ou espinocelular) e os outros 10% representados por neoplasias mesenquimais e de glândulas salivares. Os fatores de risco associados ao aparecimento do câncer bucal incluem agentes extrínsecos como fumo, álcool e radiação ultravioleta; e intrínsecos como estados sistêmicos ou generalizados como desnutrição geral. O carcinoma epidermóide bucal pode apresentar-se de várias formas, a mais comum é de uma lesão ulcerada, bordas elevadas, nítidas e endurecidas, com centro necrosado e base endurecida. O diagnóstico deve ser realizado por meio de exame clínicoe com o auxílio de exames complementares, tais como a biópsia, exames de imagem e alguns caso pode ser utilizada a citologia esfoliativa. O prognóstico do paciente depende de diversos fatores como: a idade do paciente, condição sistêmica, localização da lesão, estágio do tumor e as condições sócio-econômicas. O tratamento do câncer bucal e o planejamento do mesmo são baseados no tamanho da lesão, presença de linfonodos positivos e ou metástases, condições de saúde do paciente e a classificação do tumor. O planejamento envolve uma equipe multidisciplinar, incluindo cirurgião-dentista, médicos cirurgiões, radioterapeutas, oncologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos entre outros. A prevenção do câncer da boca deve basear-se no aconselhamento para a cessação do ato de fumar e para consumir bebidas alcoólicas com moderação, além da adoção de uma alimentação saudável. A detecção precoce do câncer bucal favorece o seu prognostico e tratamento, por isso consulte o dentista periodicamente!

 

Professor Bruno Soares

Cirurgião-dentista

Especialista em Ortodontia

Habilitado em Laserterapia

Postado por: Redação Agora 03

Categoria do Post: Entretenimento

Data: 29/05/2021

Visitas: 108

Palavras-chave: É Maio Vermelho! Mês dedicado para conscientizar, prevenir e lutar contra o câncer de boca, enfatizando sua gravidade, necessidade de cuidados e diagnóstico precoce.

Fonte:

Big Systems
9389399 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 20 do mês 06 de 2021