Agora Santa Inês - Certidões da Central dos Cartórios devem ter assinatura eletrônica e selo de fiscalização

Certidões da Central dos Cartórios devem ter assinatura eletrônica e selo de fiscalização

A Central dos Cartórios do Maranhão, criada pela Corregedoria Geral da Justiça e mantida pelos cartórios extrajudiciais do Estado, já está operando com três módulos principais para pedidos de certidões online; pedido de buscas de atos notariais e registrais e de registros de imóveis. A solicitação dos serviços é feita pela internet, no endereço:

https://www.cartoriosmaranhao.com.br/

Os serviços da Central foram regulamentados pela Corregedoria pelo Provimento nº 13/2016. Segundo essa norma, as certidões eletrônicas expedidas pela Central única dos Cartórios só terão a mesma validade jurídica que as certidões materializadas se forem assinadas eletronicamente e contenham o “Selo de Fiscalização” do Poder Judiciário. A Central foi instituída no dia 18 de junho deste ano, pela desembargadora corregedora Anildes Cruz, e agrega informações de todas as serventias extrajudiciais do Maranhão com o objetivo de instituir local centralizado para a interligação entre os cartórios, o Poder Judiciário e os órgãos da administração pública. Até a última sexta-feira (4), o sistema contabilizava 279 cartórios cadastrados; 209 usuários – entre pessoa física e jurídica – ativos e 139 registros de imóveis.

CNJ - “Cartórios Maranhão” é a marca da Central Única de Serviços Eletrônicos Compartilhados, criada pela CGJ-MA e mantida pela Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão (ATC-MA). A centralização das informações das serventias extrajudiciais cumpre determinações do Conselho Nacional de Justiça nos Provimentos nº 46, 47 e 48. (Assessoria de Comunicação da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão)

Postado por: Paulo Silveira

Categoria do Post: Noticias-do-Brasil

Data: 09/11/2016

Visitas: 660

Palavras-chave:

Fonte: Redação Agora

Big Systems
11154893 visitas no Portal www.agorasantaines.com.br hoje 01 do mês 07 de 2022